Yanomamis: Balanço das ações e andamento das investigações


Foto: divulgação Secom 


Com dados do Planalto – Em encontro com jornalistas, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, apresentou dados da Operação Yanomami, tratado para o desmonte da estrutura de garimpo ilegal no território, em Roraima. Entre as ações da operação, estão: inutilização de mais de 11 toneladas de cassiterita – óxido que constitui o principal minério de estanho –, 37 balsas, duas aeronaves, uma embarcação e cinco motores usados ​​por garimpeiros, além de três barracas. A Operação da Polícia Federal também apreendeu duas máquinas de gestão de cassiterita, quatro motores, oito motores, 1150 litros de gasolina, meia tonelada de alimentos e itens como celulares, baterias e motosserras. Crimes ambientais e as mortes do povo Yanomami são alvo de inquérito policial. a

Mais informações:  Ministério da Justiça e Segurança Pública


Conectividade para o povo Yanomami


O Ministério da Defesa, por meio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), está ampliando a conectividade no Território Yanomami, em Roraima. O Centro providenciou quatro antenas VSAT (Very Small Aperture Terminal) transportáveis, com conexão de 20Mbps, que possibilitam a comunicação e a otimização do trabalho das equipes que atendem na Reserva Indígena Yanomami. Das quatro antenas, duas atendem a Polícia Federal (PF) e as outras duas a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Mais informações:  Ministério da Defesa


Profissionais concluídos 3,9 mil atendimentos


Os profissionais que atuam na Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional do povo Yanomami já realizaram mais de 3,9 mil atendimentos. Os dados são do informe diário do Centro de Operações de Emergência (COE), atualizados diariamente e divulgados no portal do Ministério da Saúde. Além dos atendimentos nas unidades de saúde de referência, os Yanomami também recebem atendimento na Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai), em Boa Vista (RR). Nestes atendimentos, os médicos identificaram 54 casos de desnutrição, 41 de pneumonia, 24 casos de diarreia aguda e 26 de malária, de acordo com os dados desta quinta (16).

Mais informações:  Ministério da Saúde  



Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.