Dia Internacional da Mulher é destaque

O Governo Federal anuncia dezenas de ações
 especiais no Dia Internacional das Mulheres


O Dia Internacional das Mulheres será marcado pelo anúncio de uma série de ações do Governo Federal que incidem diretamente na garantia de direitos das mulheres. O evento que vai oficializar essas iniciativas está marcado para quarta-feira, 8/3, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), a partir das 11h, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e de representantes de outros 19 ministérios, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do BNDES.

 

Na ocasião, o presidente assinará o Projeto de Lei a ser enviado ao Congresso Nacional para promover a igualdade salarial entre homens e mulheres que exerçam a mesma função. O texto prevê medidas para que as empresas tenham maior transparência remuneratória e para ampliar a fiscalização e o combate à discriminação salarial.

O Projeto chega em boa hora, principalmente porque segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) o rendimento médio mensal das mulheres no mercado de trabalho brasileiro é 21% menor do que o dos homens – R$ 3.305 para elas e R $ 2.909 para elas. Os dados, divulgados na segunda-feira (6), fundamentam-se em Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PnadC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no terceiro trimestre de 2022. Mesmo nos setores de


atividades em que as mulheres são maioria, em média, elas recebem menos. Nos sanitários, as trabalhadoras ocupam cerca de 91% das vagas, e o salário é 20% mais baixo que o dos homens. Em educação, saúde e serviços sociais, as mulheres representam 75% do total e têm rendimentos médios 32% abaixo dos recebidos pelos homens.

Veja atualização da matéria com dados locais, nos links

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.