Ex-chefe da Receita foi demitido um mês após reter joias e quatro negativas de liberá-las

Por Adriana Fernandes e André Borges
no  Estadão

José Tostes foi dispensado do comando da Receita 37 dias
depois de as joias enviadas a Bolsonaro e
Michelle Bolsonaro sendo barradas pelo órgão
na alfândega de Guarulhos, em São Paulo


Matéria publicada pelo Jornal Estadão

Brasília – Trinta e sete dias após integrantes do
governo Bolsonaro tentam entrar ilegalmente no País com um conjunto de joias apresentado pelo regime da Arábia Saudita para a então primeira-dama Michelle Bolsonaro , sem declarar na alfândega, o secretário da Receita Federal à época, José Tostes, perdeu o cargo.

Antes da queda de Tostes, quatro tentativas já ocorreram para tentar entrar com as joias no País. O primeiro ato foi a decisão da comitiva do então ministro de Minas e Energia (MME) Bento Albuquerque de entrar com as joias sem declarará-las. Depois, o próprio Albuquerque voltou à área restrita e tentou levar os pacotes, informando que se tratava de presentes para Michelle Bolsonaro. O terceiro ato foi o envio de um ofício do MME ao Ministério de Relações Exteriores (MRE), em 3 de novembro daquele ano, solicitando ajuda. O MRE, por sua vez, pediu informações para saber que providências tomar para liberar as joias.

No lugar de Tostes, o presidente Jair Bolsonaro colocou o auditor fiscal de carreira e especialista em direito tributário Julio Cesar Vieira Gomes, nomeado cinco dias depois para chefiar a Receita. Júlio César era a pessoa próxima da família Bolsonaro. O decreto de nomeação assinado por Bolsonaro seria publicado no dia 7 de dezembro de 2021. A escolha, porém, já era conhecida anteriormente.


Outra matéria, publicada pelo  jornal O Estado de S. Paulo  e pelo Portal Brasil 247 confirmam que o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu o segundo pacote de joias da Arábia Saudita, que chegou ao Brasil em 2021, por meio da comitiva do então ministro de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque. Os itens estão avaliados em torno de R$ 400 mil: um relógio com pulseira em couro, um par de abotoaduras, uma caneta rosa gol, um anel e um masbaha (terço islâmico, usado para meditar, orar e pedir auxílio.) rose  gold , todos os materiais da marca suíça Chopard.

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.