Primeiro mês do governo Lula tem taxa de desemprego estável

A taxa de desemprego do período de novembro/janeiro é a menor registrada pelo IBGE desde 2015


Infomoney - A taxa de desemprego no Brasil ficou em 8,4%% no trimestre móvel trancado em janeiro, praticamente estável em relação à desocupação verificada em outubro (8,3%). Em dezembro, a taxa estava em 7,9%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Rendimentos

O rendimento real habitual cresceu 1,6% no trimestre encerrado em janeiro, para R$ 2.835, e teve alta 7,7% na comparação anual. Entre os setores que influenciam esse crescimento estão alojamento e alimentação, administração pública, saúde e educação e aparelhos domésticos.

Desalentados

O contingente de pessoas desalentadas, aquelas que fazem parte da força de trabalho potencial e que gostariam de trabalhar, mas que não buscaram trabalho por entenderam que não conseguiriam, foi de aproximadamente 4 milhões no trimestre encerrado em janeiro. Essa estimativa representa uma redução de 5,3%, ou 220 mil pessoas, em relação ao trimestre encerrado em outubro de 2022.

Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, o indicador também apresentou variação negativa (-16,7%), quando havia no Brasil 4,8 milhões de pessoas desalentadas.

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.