Embraer assinou memorando com empresas portuguesas para adaptar Super Tucano a critérios europeus

Foto Embraer


Com dados da Agência Brasil – Embraer assinou memorando com empresas portuguesas para adaptar Super Tucano a critérios europeus. Em Lisboa, o Presidente Lula e o primeiro-ministro de Portugal, António Costas visitaram instalações da Indústria Aeronáutica de Portugal.

Embraer, o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA) e as empresas portuguesas Empordef Tecnologias de Informação, S. A. (ETI), GMVIS Skysoft, S. A. (GMV) e OGMA S. A, assinaram, nesta segunda-feira, 24/abril, Memorando de Entendimento cujo objetivo é o desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa de Portugal.

A assinatura ocorreu durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva às instalações das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico da Indústria Aeronáutica de Portugal (OGMA), ocasião em que esteve acompanhado do primeiro-ministro português, António Costa, e do presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto.

Entre seus principais pontos, o memorando destaca o potencial relacionamento estratégico nas áreas de desenvolvimento e integração de sistemas envolvendo o A-29 Super Tucano, em sua recém-lançada versão A-29N, voltada ao atendimento das necessidades de países membros da Organização Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Nesse contexto, então incluídos os processos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, com o intuito de ampliar as relações comerciais de longo prazo entre as empresas durante o desenvolvimento, produção e suporte à operação da aeronave.

O documento também reforça a capacidade de trabalho conjunto entre os dois países em atividades de engenharia, pesquisa e desenvolvimento.  Com o acordo, a Embraer ressalta seu compromisso estratégico de longo prazo com Portugal no desenvolvimento de seu ecossistema aeroespacial e de defesa.

“É uma enorme satisfação celebrar uma nova etapa no relacionamento entre a Embraer e o Estado Português, por meio da indústria de Defesa de Portugal, para nós uma referência na cooperação em projetos aeroespaciais e de defesa. Os resultados da parceria estratégica do KC-390 Millennium têm mostrado o potencial que governos e empresas dos dois países, trabalhando juntos, podem alcançar”, disse Francisco Gomes Neto.

A Embraer tem negócios nas áreas de Aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola e projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, fornecendo serviços e suporte aos clientes em diversos países. Desde que foi fundada em 1969, a empresa entregou mais de 8.000 aeronaves. 

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.