Trabalhadores bolivianos são resgatados de situação análoga à escravidão no interior de SP

Quatro trabalhadores bolivianos foram resgatados de condições análogas à escravidão em duas oficinas de costura na cidade de Americana, interior paulista. O grupo tinha ainda duas crianças, que estavam em uma creche próxima ao local do flagrante.


Os trabalhadores foram resgatados por um grupo de fiscalização coordenado por Auditores-Fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego, composto também por integrantes do Ministério Público do Trabalho, da Defensoria Pública da União e da Polícia Rodoviária Federal, em ação realizada no último dia 18 (terça-feira).

Eles estavam em jornadas exaustivas de trabalho e estavam em condições degradantes. O local onde dormiam tinha iluminação precária, com grande risco elétrico, com tomadas e emendas fiações expostas e remendadas com fita adesiva não isolante.



Grupo tinha crianças, e as instalações ofereciam grande risco elétrico. Os trabalhadores viviam no espaço onde havia máquinas de costura e roupas secavam em um varal improvisado. Tecidos e roupas obstruíam os corredores, bloqueando rotas de fuga que poderiam ser usadas em caso de emergência.

A falta de higiene era desoladora. Cozinha e banheiro estavam sem água - o fornecimento havia sido cortado por falta de pagamento. Ou seja, os trabalhadores e crianças sequer tinham água potável para beber. Nos dormitórios, havia restos de comida e bebida. (Leia matéria completa no site Brasil de Fato.

Leia também:
Presidente recria a Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.