Tem início Operação Helix



Agência Brasil - A Polícia Federal (PF) faz operação, na manhã desta quinta-feira (11/maio), contra organização criminosa que atua no tráfico internacional de drogas. Batizada de Helix, a ação compreende dez mandados de prisão e 43 mandados de busca e apreensão no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais. Em postagem no Twitter, o ministro da Justiça, Flávio Dino, informou que, até o momento, sete pessoas foram presas.

"A Polícia Federal realiza hoje duas operações no Paraná. Uma é relativa ao financiamento de atos golpistas de 8 de janeiro, com o cumprimento de 44 mandados de busca e apreensão. Outra operação é relativa ao tráfico de drogas, com 7 presos (até o momento ). Em ambos os casos, a meta é a mesma: garantir a autoridade da Lei em defesa da sociedade", disse o ministro.

Em dois anos de investigação contra essa organização, segundo a polícia, foram apreendidos 2,7 mil kg de cocaína, além de nove helicópteros e um caminhão, que foram utilizados para o transporte da droga vinda do Paraguai.

Também foram autorizados pela Justiça, o sequestro de diversos bens móveis, como veículos e helicópteros, e de um imóvel vinculado à organização criminosa. A PF informou que os valores estimados ultrapassam R$ 30 milhões. Foram feitos ainda bloqueio de valores e contas bancárias das pessoas e empresas envolvidas.

A ação conta com a cooperação jurídico e policial do Paraguai, pois foi identificado que os carregamentos da droga eram feitos em uma fazenda nesse país. Há tentativa de cumprimento de um mandado de prisão contra um dos investigados que está no país vizinho. Participam da ação a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) e Ministério Público Paraguaio.

Operação Lesa Pátria

Ainda na manhã de quinta-feira (11/maio) a  Polícia Federal (PF) deflagrou  a 11ª fase da Operação Lesa Pátria. O objetivo é identificar pessoas que financiaram e fomentaram os atos de 8 de janeiro, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos e depredados.

Estão sendo cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STF, em São Paulo, no Mato Grosso do Sul e no Paraná. Foi determinado também o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados até o limite de R$ 40 milhões para cobertura e ressarcimento dos danos causados ​​ao patrimônio público.

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e motivação ou inutilização de bem especialmente protegido”, destacou a PF em nota .

A Operação Lesa Pátria se tornou permanente, com atualizações periódicas sobre o número de mandados expedidos, pessoas capturadas e foragidas, segundo informações a corporação.

Leia também:





Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.