CPI da Saúde em Caxias do Sul aprova plano de trabalho e inicia investigações na segunda, 10/julho




Os vereadores que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a saúde pública de Caxias do Sul aprovaram o plano de trabalho, na quinta-feira pela manhã (6/julho) O documentoi esclarece as diretrizes de atuação dos parlamentares ao longo de120 dias de investigações. 

O primeiro encontro de trabalho está marcado para 10 de julho, segunda-feira, quando os parlamentares  poderão apresentar requerimentos e ofícios solicitando documentos ou a convocação de depoentes. A CPI é presidida por Rafael Bueno (PDT).  Maurício Scalco (Novo) é o vice e Estela Balardin (PT) é a relatora da comissão.


Algumas determinações:
  1. As reuniões ocorrem às segundas-feiras, às 8h30min, com a presença mínima de um terço dos participantes (quatro dos 10 vereadores).

  2. Os membros da CPI serão destituídos do grupo caso não compareçam a três reuniões ordinárias consecutivas, ou cinco intercaladas. A participação remota é permitida.

  3. As votações deverão ser por maioria absoluta:  são necessários seis vereadores presentes na sessão da CPI para que uma votação seja válida. Já os depoimentos poderão ser prestados mesmo que não haja o mínimo de um terço presentes. A instrução é que estejam presentes ao menos o presidente ou o vice e a relatora.

  4. Se a relatora  não estiver presente, a presidência designa um substituto.

  5. As sessões terão um protocolo definido de realização, que abre os encontros com a leitura, discussão e votação da ata da reunião anterior. Seguem-se a leitura do expediente e  a discussão e votação dos requerimentos. 

  6. As assessorias Jurídica, Técnica das Comissões, Técnica Legislativa e do Setor Financeiro estarão à disposição da presidência para manifestações e terão prazo de até 20 dias para emitir parecer solicitado.

  7. Fica a cargo do presidente da CPI "dirigir todas as suas atividades internas e presidir as reuniões, mantendo a ordem". O presidente tem por responsabilidade organizar a pauta das reuniões e dar conhecimento aos integrantes de tudo o que for recebido pela comissão. Ele terá direito a voto em deliberações da CPI e, caso haja empate em qualquer votação, a decisão final será do presidente pelo voto qualificado.


Investigações

Os membros da CPI poderão solicitar as informações, documentos e praticar atos que considerem indispensáveis para o esclarecimento de fatos. Eles terão direito a solicitar materiais dos governos municipal e estadual e qualquer órgão ou entidade pública ou privada. Os membros também podem convocar e ouvir acusados e testemunhas, além de pedir a convocação de secretários municipais.

Os requerimentos deverão ser feitos durante as reuniões ordinárias da CPI, e serão avaliados e votados pelos integrantes da comissão. Ainda,  pedidos de documentos e diligências deverão conter motivação adequada, justificando a medida e definindo o que se busca encontrar com o material.


Leia mais:
Veja o plano de trabalho da CPI da Saúde na íntegra





Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.