Curtinhas


  1. 247 - A confiança dos eleitores brasileiros nos partidos políticos atingiu, em 2023, o maior patamar em 15 anos, de acordo com a mais recente edição do Índice de Confiança Social (ICS), série anual de pesquisas presenciais conduzidas desde 2009 pelo Ibope e mantida com a mesma metodologia pelo Ipec. A pesquisa também revelou que a imagem do Congresso e do presidente da República melhoraram neste ano, pouco mais de seis meses após os ataques golpistas de 8 de janeiro contra as sedes dos três Poderes. O levantamento destacou ainda que católicos e evangélicos ainda refletem a polarização de 2022 e que a confiança dos brasileiros no presidente da República alcançou seu maior nível desde 2012, informa o jornal O Globo.

  2. GZH – Privatização da Corsan após assinatura do contrato de venda: Caso é alvo de disputa jurídica entre governo do Estado e sindicato de trabalhadores; nesta semana, TCE vai julgar três ações envolvendo o assunto. Estatal foi leiloada no final do ano passado, mas decisões judiciais impediram a assinatura do contrato. O impasse envolvendo a privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) deve ter novo capítulo nesta semana. Nesta terça (18) e na quarta-feira (19), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai julgar três ações envolvendo o assunto. Julgamento ao vivo.

  3. Desenrola: bancos oferecem parcelamento de 10 anos e desconto de 96%. No Desenrola, os maiores prazos são do Santander e do Banco do Brasil, nos quais é possível quitar as dívidas em até 10 anos (120 parcelas). Veja tambémn na Folha da PB.

  4. Segundo o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) da Argentina, a cidade de Perito Moreno, em Santa Cruz, na região da Patagônia, registrou a temperatura mais baixa, atingindo -22,5ºC. Até então, os valores mínimos já registrados nessa cidade eram de -18ºC.

  5. Ópera Mundi – O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, disse nesta segunda-feira (17/07) que o acordo entre União Europeia e Mercosul pode ser firmado ainda neste ano. "Depois de 20 anos de negociações, acreditamos que agora temos uma janela de oportunidade para ratificá-lo na segunda metade de 2023. A Espanha sempre estará ao lado dos que querem fechar esse importantíssimo acordo para ambas as regiões", disse o premiê da Espanha, país que ocupa a presidência rotativa do Conselho da União Europeia até o final do ano.

  6. Ópera Mundi – As delegações dos países da União Europeia e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) ainda negociam o texto conclusivo da cúpula entre os dois blocos, que acontece entre esta segunda-feira (17/07) e a próxima terça-feira (18/07), em Bruxelas. "Ainda não tenho certeza sobre como [o documento] será formulado", declarou Ralph Gonsalves, premiê de São Vicente e Granadinas, que ocupa a presidência rotativa da Celac.

  7. Folha – BRASÍLIA/ As investigações da Polícia Federal sobre supostas irregularidades na compra de kits de robótica no governo Jair Bolsonaro (PL) mostram ligações com outro escândalo também com recursos do MEC (Ministério da Educação), este iniciado no governo Michel Temer (MDB).



Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.