Funarte e MinC lançam novos editais, em parceria


A Fundação Nacional da Arte (Funarte) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) lançou os novos editais dos programas que fomentam o desenvolvimento de projetos de arte e cultura. Mais de R$ 100 milhões serão investidos na retomada da Política Nacional das Artes.


As inscrições (gratuitas)  dos projetos começam nesta quinta-feira (13/julho). Podem se inscrever pessoas físicas, pessoas jurídicas e microempreendedores individuais (MEI).

Entre os programas lançados estão: 
  1. Programa Funarte Retomada; 
  2. Bolsa Funarte de Mobilidade Artística; o Prêmio Funarte de Mestras e Mestres das Artes; 
  3. Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas; e 
  4. Programa Funarte Aberta. Os editais podem ser acessados no site da Funarte.

Os apoios financeiros serão distribuídos pelas regiões do Brasil, de acordo com o somatório dos valores percentuais atribuídos a cada estado pela Lei Paulo Gustavo. 

A Política Nacional das Artes orienta-se sobre cinco eixos: 
  1. criação de arte e acesso; 
  2. difusão nacional e internacional; 
  3. memória e pesquisa; 
  4. formação e reflexão; e 
  5. reestruturação da Fundação e de suas iniciativas.
Todos os programas lançados preveem a implementação da política de cotas, que reserva no mínimo 20% das vagas para projetos inscritos por pessoas negras, 10% para pessoas indígenas e 10% para pessoas com deficiência.

De acordo com a presidenta da Funarte, Maria Marighella, a  "escolha foi priorizar as pessoas. A Funarte Retomada é o resultado do nosso esforço nesses primeiros quatro meses de gestão, para programas que pudessem estar de mãos dadas com quem tece a rede produtiva das artes e promove o acesso da população aos bens artísticos e culturais."


Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.