Brasil conquista mercado de carnes bovinas e suínas na República Dominicana

Foto: Ricardo Stucker

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) conquistou mais dois mercados para a comercialização da proteína animal brasileira. Carnes bovinas e carnes suínas já podem ser exportadas para a República Dominicana, segunda maior economia da América Central e Caribe.


  “Esta é uma das maiores aberturas de mercado para a carne suína brasileira da última década [são cerca de 120 mil toneladas de importação anual]. Uma relação comercial importante para o Brasil porque gera mais oportunidades aos trabalhadores do nosso agro, da agroindústria e do comércio dos municípios produtores. É um ciclo virtuoso e é por isso que o presidente Lula e o Mapa vêm trabalhando com afinco no fortalecimento das relações internacionais”, explicou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Com a abertura dos mercados de carne suína e carne bovina para o país, pelo menos sete estabelecimentos brasileiros já estão habilitados a realizar as exportações dos produtos e outros ainda estão sob análise, submetidos a rigoroso processo, que incluiu revisão de certificados e auditorias in loco.

Ao todo, desde o início de 2023, os produtos agropecuários brasileiros, com uma pauta de diversificação das exportações, já conquistaram a abertura de 29 mercados nas Américas, Ásia, África e Oceania. (com dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Dados divulgados pela Agência Brasil, em julho, davam conta de que "em nenhum outro primeiro semestre da história, o Brasil exportou tanto quanto no de 2023. Foram US$ 166,2 bilhões, o que colaborou para outro recorde: o maior superávit da história na Balança Comercial nos seis primeiros meses de um ano, com crescimento de 32% na média diária".



Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.