Curtinhas





  1. O Ministério de Minas e Energia (MME), em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), publicaram, nesta semana, a Portaria Interministerial MME/MDA nº 02/2023 para dispor sobre mecanismos para atendimento às metas de fomento e aquisições provenientes do Selo Biocombustível Social para as Regiões Norte, Nordeste e Semiárido. A iniciativa levará investimentos para agricultores familiares do Norte, Nordeste e Semiárido. Participação da agricultura familiar vai ser diversificada e contribuirá para reduzir desigualdade regional.

  2. Concurso do Mapa poderá ofertar até 520 vagas. O edital deve ser publicado até dezembro/2023.  Após a publicação, serão definidas datas para a realização das provas, atendendo à necessidade de tempo para a preparação adequada dos candidatos e à disponibilidade de locais para a aplicação dos exames. A expectativa é de que sejam abertas 520 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior, conforme Portarias MGI nº 2.847 e 2.761, de 16 junho de 2023, do Ministério de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que autorizam o Mapa a realizar o concurso. Deverão ser ofertadas vagas para os cargos de Agente de Atividades Agropecuárias; Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal e Técnico de Laboratório no Nível Médio Técnico e, para Nível Superior, Auditor-Fiscal Federal Agropecuário; Analista em Ciência e Tecnologia e Tecnologista. Os cargos são para atuação no Mapa e no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

  3. O Grupo de Trabalho Pleno, composto por 45 membros, que discute a regulamentação das atividades de prestação de serviços, transporte de bens, transporte de pessoas e outras atividades executadas por intermédio de plataformas tecnológicas, se reúne na segunda-feira (14/agosto), em Brasília. A perspectiva da reunião é avançar, principalmente, no tema da remuneração e dos custos que devem ser cobertos pelas empresas. Além disso, podem ser tratados outros temas, como a segurança e saúde do trabalho e transparência algorítmica. Integram o GT representações de trabalhadores, empregadores e governo.

  4. Como medida emergencial para socorrer os produtores de leite brasileiros, o Governo Federal vai adquirir leite em pó a preços de varejo. O anúncio foi feito pelo ministro do @mapa_brasil, @carloshbfavaro, que esteve na abertura da Agroleite, em Castro, no Paraná. A aquisição é uma das ações que visa enxugar o mercado e garantir rentabilidade às cooperativas e produtores, que enfrentam a forte concorrência de países do Mercosul.

  5. Brasil 247 - O advogado de Jair Bolsonaro e ex-membro do antigo governo de extrema direita Fabio Wajngarten foi quem, segundo a Polícia Federal (PF), orientou a operação de recompra de um relógio de luxo da marca Rolex pelo ex-ajudante de ordens Mauro Cid, nos Estados Unidos. A informação é da jornalista Daniela Lima, da GloboNews. A operação também teria contado com o auxílio do general Lourena Cid, pai de Mauro Cid, e do advogado Fred Wassef. 

  6. Brasil 247 - Investigações da Polícia Federal (PF) apontam que ex-auxiliares em conluio com Jair Bolsonaro, além de seu advogado, Frederick Wassef, estariam envolvidos em práticas de peculato e enriquecimento ilícito. Os pedidos de busca e apreensão realizados nesta sexta-feira (11) foram embasados em um relatório da PF que ressalta que as trocas de mensagens entre os antigos assessores indicam a existência de um esquema de peculato direcionado a desviar para o acervo privado de Bolsonaro os presentes de alto valor doados por autoridades estrangeiras.



Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.