Curtinhas



  1. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas vermelhos para a chuva forte no Rio Grande do Sul. Os avisos são válidos para até as 12h de quarta-feira (13). Eles se somam a outros dois, estes da cor laranja, que chamam a atenção para fortes rajadas de vento, também publicados nesta terça-feira (12), mas com duração para até as 10h da quarta-feira. A chuva e o vento devem permanecer no Estado até sexta-feira (15), atingindo diversas regiões. A diferença entre eles está na área de abrangência. (Veja em GZH).

  2. A agência de checagem Estadão Verifica desmentiu nesta segunda-feira (11) o jornalista Alexandre Garcia, que disse que barragens construídas por “governos petistas” no Rio Grande do Sul foram intencionalmente abertas para inundar o estado gaúcho.  As três usinas hidrelétricas citadas pelo jornalista não possuem comportas que armazenam ou retêm água para geração de energia (leia no DCM).

  3. A Polícia Federal (PF) iniciou nesta terça-feira (12/setembro) a Operação Perfídia, contra supostas fraudes na verba da intervenção federal no Rio de Janeiro, que custou R$ 1,2 bilhão.  
    Operação apura suspeita de fraude na verba da intervenção federal no Rio Ação ocorre, ainda, no Distrito Fedederal, em Minas Gerais e São Paulo. O general Walter Souza Braga Netto, nomeado interventor, é investigado e teve o sigilo telefônico quebrado. Agentes saíram para cumprir 16 mandados de busca e apreensão. Não há mandados de prisão, e Braga Netto não é alvo de mandados.

  4. Metrópolis – Após perícia da Polícia Federal (PF) em meias, batons, camisas, garrafas de água e bitucas de cigarro de pessoas que estavam nos atos de 8 janeiro e os acampados no Quartel General do Exército em Brasília, a Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) manifestações de aditamento de 31 ações penais. O pedido nos documentos é para que essas pessoas passem a responder também como executoras dos atos de vandalismo às sedes dos Três Poderes no dia da invasão. Uma vez aceitos os aditamentos, os réus perdem o direito a fazer acordo de não persecução penal (ANPP) e podem ser condenados por cinco crimes, cujas penas, somadas, podem chegar a 30 anos de reclusão. As petições foram enviadas ao STF nesta segunda-feira (11/9).

  5. Brasileiros não precisarao de visto de turista para o Japão a partir de 30 de setembro, oficializou comunicação diplomática publicada no Diário Oficial da União. A dispensa alcança viagem para o Japão por até 90 dias. Isso se aplica para todos que tiverem passaportes brasileiros comuns válidos com chip, como os emitidos desde 2011.

  6. Metrópoles – A juíza Thais Araújo Correia, da 13ª Vara Cível de Brasília, acolheu uma ação do prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), e anulou a Comissão Executiva Nacional Provisória do PSDB, comandada pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). (leia mais).

  7. A cheia do Rio Uruguai, na Fronteira Oeste, já tirou famílias de suas casas em Uruguaiana, Itaqui e São Borja. Nas três cidades, o rio já superou a cota de inundação e segue com tendência de aumento de nível nas próximas horas. (mais dados).

  8. Será exibido na capital gaúcha, nesta terça-feira (12), o documentário "Buscando Allende – 50 Anos do Golpe", de Carlos Pronzato. A exibição vai ocorrerá às 18h na sede do CPERS Sindicato, na rua Alberto Bins, 480, centro de Porto Alegre. O filme está percorrendo o Brasil para assinalar o cinquentenário do golpe militar no Chile.

  9. O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil para apurar responsabilidades de órgãos públicos quanto a medidas que poderiam ter sido adotadas para mitigar e prevenir os efeitos adversos das inundações que atingiram o Rio Grande do Sul no início de setembro. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, prefeitos e Defesa Civil de municípios das regiões da Serra e do Vale do Taquari foram solicitados a prestarem informações.

  10. Trecho de um e-mail obtido pelo Metrópoles mostra a apresentação de detalhes da gestão da Americanas, o que inclui questões financeiras e contábeis, a pelo menos um dos três acionistas de referência da varejista – no caso, Carlos Alberto Sicupira –, ao então CEO da empresa, além de diretores da varejista.



Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.