Em evento da ONU, ministro destaca importância do investimento nas cidades para o desenvolvimento sustentável

Painel reuniu governos locais, regionais e nacionais para discutir políticas de localização de alto impacto para a Agenda2030



O ministro das Cidades, Jader Filho, participou neste sábado (16/setembro) do painel Políticas de Localização de Alto Impacto,  no âmbito da Cúpula dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento faz parte da agenda da Assembleia-Geral da ONU, que se realiza ao longo da próxima semana. 

O painel é parte do Fórum de Governos Locais e Regionais, que tem o objetivo de destacar os compromissos das representações dos governos locais e regionais em relação à Agenda 2030, com  foco especial na aceleração local e na responsabilidade. O Fórum reúne governos locais, regionais e nacionais, bem como representantes das Nações Unidas e outras partes interessadas para anunciar compromissos sólidos, apresentar coalizões para a mudança de políticas e ilustrar políticas de localização de alto impacto.

Em sua fala, o ministro Jader Filho afirmou  que "o compromisso é colocar as cidades, as comunidades locais, os movimentos sociais de base e outros atores municipais e metropolitanos no centro de nossas políticas urbanas nacionais”. “A centralidade das cidades na agenda do desenvolvimento norteia todas as nossas políticas na habitação, saneamento, desenvolvimento urbano e metropolitano, mobilidade urbana e naspolíticas específicas para territórios periféricos, destacou”.

O ministro anunciou que em breve  o Conselho Nacional das Cidades será  restabelecido e o Fórum das Cidades Amazônicas será institucionalizado, totalmente liderado pelos governos locais, destacando, ainda, a Caravana das Periferias e o Periferia Viva.

“Temos feito nosso dever de casa em busca da preservação ambiental. No mês passado obtivemos a redução de 66% nos alertas de desmatamento na Amazônia. O Pará, meu estado, encabeçou essa lista com queda de 70%. Sem dúvida, um resultado incrível para a Amazônia e o Brasil, mas para todo o mundo”, destacou o ministro.

O ministro concluiu sua fala lembrando que é necessário investir nas cidades para que essa trajetória permaneça, dando estrutura e qualidade de vida a seus habitantes. “Precisamos que esses países ricos se querem, de fato, alcançar os resultados desejados se disponham a ajudar de maneira objetiva, que saiam do discurso passando para ações práticas”, afirmou. “A virada de chave da conscientização e preservação ambiental passa necessariamente pelas cidades e para tanto devemos dar emprego digno e qualidade de vida às pessoas.”

A agenda do Ministério das Cidades no âmbito da Assembleia-geral da ONU continua neste domingo (17/setembro), com a participação no evento Local2030 Coalition: Pushing the Key Transitions and Achieving the SDGs by 2030" a partir das 11h45. Na segunda-feira (18/setembro), o ministro apresenta ações do governo brasileiro e oportunidades no painel “Brasil em foco: mais verde e comprometido com o desenvolvimento sustentável”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, na Bolsa de Valores de Nova Iorque. O ministro das Cidades também participa, na terça-feira, da abertura da Assembleia-Geral da ONU, na sede da Organização.
(Com dados da Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades)

Discurso  do ministro Jader Filho na íntegra.

Leia mais:
Presidente Lula participa de assembleia da ONU


Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.