Mulheres em marcha são mais de 100 mil

 Milhares de mulheres indígenas de todo o país saíram em passeata na última quarta-feira 13/setembro, em Brasília, em protesto contra uma proposta em análise no Supremo Tribunal Federal (STF) que limita seus direitos sobre territórios ancestrais (Marco Temporal).

Mais de 5 mil delas marcharam pela Esplanada dos Ministérios, e levantaram suas reivindicações contra o garimpo em territórios indígenas e pelo respeito à biodiversidade.

 "Indígenas ocupam cargos no alto escalão do governo e Congresso, mas estamos aqui também, no chão da luta, com cada uma de vocês. Porque é essa força de vocês que nos sustenta nesse lugar e que nos dá legitimidade para trazer até aqui a voz de cada uma, de todos os biomas brasileiros,” declarou na ocasião a ministras dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.

A presidente da Funai, Joenia Wapichana, afirmou que as mulheres indígenas são especialistas na gestão de recursos naturais e podem “apontar soluções para as diversas crises que vivemos, seja a crise climática do planeta, seja as questões humanitárias dos povos indígenas”. É importante assinalar que dos 203 milhões de haboitantes do território nacionasl, 1,700 milhão são indígenas, de acordo com o Censo Nacional doi nIBGE. A passeata coroou três dias de manifestações indígenas em Brasília, mas essas mulheres não estavam sós. 

Margaridas

O Brasil pode ver, também, a bandeira das Margaridas, que trouxe mais de 100 mil mulheres às ruas da capital.  A sétima edição da Marcha das Margaridas foi a maior mobilização coletiva de mulheres da América Latina, embora não tenha recebido a merecida repercussão na mídia comercial brasileira.  

"[...] O alento durou pouco: a mídia comercial, de maneira geral, realizou uma cobertura medíocre sobre a Marcha das Margaridas — um movimento que é considerado a maior manifestação coletiva de mulheres da América Latina, reunindo na edição deste ano 100 mil militantes em Btrasília", anuncia matéria publicada pela Carta Capital.

Leia mais:
Milhares de mulheres indígenas marcham em Brasília contra bo Marco Temporal






Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.