No sábado, 16 de setembro, Partido dos Trabalhadores realizou seu Encontro Municipal

Material em edição
Integrantes da Executiva do Partido dos Trabalhadores e representantes de partidos convidados


No sábado, 16 de setembro, o Partido dos Trabalhadores de Caxias do Sul promoveu seu Encontro Municipal de 2023


   Na ocasião foram discutidas, a organização e a reorganização partidária em nível local. A nova executiva, que reúne antigos e novas participantes, foi apresenta e referendada oficialmente pelos presentes, que também discutiram os principais problemas da cidade em áreas como saúde, educação, transporte, mobilidade urbana e saneamento. Os trabalhos da tarde iniciaram-se com homenagem póstuma ao saudoso  colega Marcelo Goiaba Souza dos Santos, a quem o evento foi dedicado.

Joceli Veadrigo, Presidente do PT Caxias do Sul
Denise Pessoa, Deputada Federal (PT)
Pepe Vargas, Deputado Estadual (PT)
A participação e conquistas levadas a efeito pelo partido na cidade foram apresentadas, traçando-se prioridades, planejamento e estratégias  para os próximos dois anos. A organização partidária local também entrou na pauta, assim como o incentivo a novas filiações. 





Participaram do encontro a da Deputada Federal Denise Pessoas, o Deputados Estadual Pepe Vargas,  a Presidenta Estadual do PT Juçara Dutra, a bancada local, integrada por Estela Balardin, Rose Frigeri e Lucas Caregnato e representantes locais de alguns partidos parceiros na luta por uma cidade melhor e mais humana: PDT - Rafael Bueno (PDT), José Dambroz (PSB), Paulo Sausen (PV), Karina Santos (PSOL), Adriana Kirchof (PSD) e Aquilino Dallasanta (Solidariedade).

JuCara Dutra, Presidente Estadual do Partido dos  Trabalhadores
Silvana Pirolli, Representante do Sindiserv
Atualmente, o PT conta com pouco mais de 3.000 filiados em Caxias e o número de filiações no encontro foi representativo.  O PT Caxias do Sul, está organizado com uma presidenta; uma secretaria de formação, uma secretaria geral, uma secretaria de comunicação, uma secretaria de formação uma secretaria sindical e uma secretaria de movimentos populares.


Os parlamentares caxienses do partido são Denise Pessoa, Pepe Vargas, Estela Balardin, Rose Frigeri e Lucas Caregnato. A coordenação/composição das diversas secretarias confirmadas no encontro, contempla as diversas correntes (forças) do Partido. Cada corrente indica seus candidatos a comporem a organização partidária no município e em  momento posterior, ocorrem as discussões internas que determinam as ações e posições partidárias frente à política local. O PT local tem, ainda, uma comissão de ética e uma comissão fiscal. 

Plenário coimpletamente lotado e muita animação foram a tônica da tarde, que se encerrou próxima das 18 h





Joceli Veadrigo, Presidente do PT em Caxias do Sul,  apresentou um painel do cenário político enfrentado  desde 2016, quando forte ataque ao partido e ao governo Dilma desembocaram no processo de impedimento da primeira mulher eleita Presidente do Brasil , mais um protagonismo do PT, que já havia elegido o primeiro presidente trabalhador, Luís Inácio Lula da Silva.

Entre os reflexos desse cenário de acirramento de ânimos, em nível municipal a cidade viveu o impedimento do prefeito Daniel Guerra (Republicanos), seguindo-se tentativa de isolamento político do PT.

Decorridos dois anos, em 2018, o Partido enfrenta um difícil processo eleitoral, nos campos nacional e local. Com a retirada da candidatura Lula solidificam-se manifestações nitidamente fascistas e a eleição municipal propicia um quadro de incertezas, o que não impediu a construção de candidaturas proporcionais e majoritárias – 1º lugar no primeiro turno e eleição de três vereadores: Estela Balardin, Rose Frigeri e Lucas Caregnato (que em 2023 sofreu fracassada tentativa de cassação de mandato).

O trabalho forte do partido, e especialmente o de sua bancada, conseguiu aliança partidária ampla e retomada do protagonismo, com destaque no enfrentamento à pandemia de Covid-19, ações e plano de governo.

Em 2022, no cenário de eleição nacional, consagra-se a luta do Partido dos Trabalhadores, com a retomada dos direitos políticos de Lula e a conquista de dois mandatos (Denise Pessoa nacional e Pepe Vargas estadual). O partido enfrentou com bravura forte tentativa de sabotagem do processo eleitoral, defendendo a democracia e obtendo grande vitória na eleição mais disputada de sua história.

O PT Caxias do Sul aumentou sua participação em Movimentos Sociais Comunitários, Sindical Estudantil, Saúde, de Mulheres, da Juventude, LGBTQIA+, Movimento Negro, ações da Economia Criativa (caso Maesa é o maior exemplo), retomada do Mercado Público, entre outros, com participação nos Conselhos Municipais.

O desafio está posto e o Partido se prepara, ao lado de seus integrantes, para aumentar e solidificar seus quadros políticos, organizar e dinamizar seus comitês de luta e núcleos, fortalecer o movimento Nova Primavera, intensificar sua atuação setorial e preparar-se fortemente para o processo de eleição municipal de 2024/26.


Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.