Curtinhas

  1. Voo com 219 brasileiros repatriados de Israel chega ao Rio de Janeir. Com a aterrissagem da aeronave da FAB, país completa 1.135 cidadãos resgatados da zona de conflito em menos de dez dias. "É a maior operação de retirada de brasileiros de uma zona de conflito", resumiu o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante coletiva de imprensa sobre a operação nesta quarta. Para o chanceler, o esforço integrado ajudou a trazer os brasileiros com agilidade e segurança.

  2. Operação morde-assopra dos EUA parece estar funcionando, na medida em que Biden vai a Israel, abraça Bibi, pede que os ataques parem (morde), avaliza provas de inocência de Israel no ataque a um hopital matando mais de 500 (assopra),  e deixa o Oriente Médio como o herói que conseguiu a abertrura de fronteira do Egito, enquanto vetas proposta do Conselho de Segurança da ONU. Enquanto isso o n úmero de mortos no conflito está ao redor de 5.000.

  3. A tensão no Oriente Médio aumenta à medida em que Israel continua os bombardeios sobre Gaza. Nesta quinta-feira (19), dezenas de manifestantes atacaram o prédio da embaixada israelense no Bahrein. O edifício foi alvo de vários coquetéis molotov. A Organização Mundial de Saúde registrou mais de 136 ataques aos serviços de saúde na Palestina, com 59 deles ocorrendo na Faixa de Gaza, resultando na morte de pelo menos 16 profissionais de saúde desde 7 de outubro. No mesmo dia houve ataques a uma escola da UNRWA [Agência de Auxílio e Trabalho das Nações Unidas para Refugiados da Palestina no Próximo Oriente] no campo de refugiados de Al Maghazi que abrigava cerca de 4000 deslocados, e a dois campos de refugiados densamente povoados.

  4. BNDES e MDHC assinaram acordo para aprimorar as poilíticas de governança  em direitos humanos.  O BNDES quer ser um agente de mudança da cultura corporativa no Brasil, promovendo ações de defesa dos direitos humanos dentro da instituição. De olho nesse objetivo, o presidente do banco, Aloízio Mercadante, e o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, assinaram, nesta quarta-feira, um acordo de cooperação técnica para aprimorar as práticas de governança e atenção aos direitos humanos no banco.

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.