Curtinhas

 


 

  1. PNAB: estados, municípios e DF podem cadastrar planos de ação a partir desta terça (31/outubro). Portaria publicada na segunda (30) traz regras, prazos e valores. "Já estão abertas as inscrições para a Política Nacional Aldir Blanc”. O anúncio é da ministra da Cultura Margareth Menezes. A partir desta terça-feira (31/outubro), estados, municípios, Distrito Federal e consórcios públicos intermunicipais podem cadastrar seus planos de ação para solicitar os recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O prazo vai até 11 de dezembro de 2023 e as inscrições devem ser feitas pela plataforma Transferegov. A maior iniciativa voltada ao setor cultural do Brasil irá repassar, até 2027, R$ 15 bilhões aos entes federativos. 

  2. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sanciona nesta terça-feira, 31 de outubro, a lei que institui pensão especial para os filhos e dependentes, menores de 18 anos, de mulheres vítimas de feminicídio. O evento acontece no Salão Leste do Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, a Bancada Feminina e outras autoridades. O texto, oriundo do Projeto de Lei nº 976/2022, de autoria da deputada federal Maria do Rosário (PT-RS, estabelece que o benefício, no valor de até um salário mínimo, será concedido aos órfãos cuja renda familiar mensal per capita seja de até 25% do salário mínimo. A pensão instituída alcança crianças e adolescentes dentro das regras estabelecidas, mesmo que o feminicídio tenha ocorrido anteriormente à publicação da Lei.

  3. Como uma das atividades da Semana da Participação da Mulher na Política, na próxima quinta-feira (9/novembro), a partir das 19h, no UCS Cinema, ocorre um cine debate sobre o filme As Sufragistas, história de mulheres que enfrentaram seus limites na luta por igualdade e pelo direito de voto. Elas resistiam à opressão de forma passiva, mas, a partir do momento em que começaram a sofrer agressão crescente da polícia, decidiram rebelar-se publicamente. O ingresso é gratuito.



Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.