Por uma política de Economia Solidária para o município de Caxias do Sul


Acompanhe a Reunião Pública com o tema “Por uma Política Pública de Economia Solidária para Caxias do Sul”
 


Na tarde de 20 de outubro, Caxias do Sul acolheu o evento "Por uma política de Economia Solidária para o município de Caxias do Sul", na Câmara Municipal.

Iniciativa do  Fórum Municipal de Economia Popular Solidária,  em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da Câmara, coordenada pela vereadora Rose Frigeri (PT), a  reunião pública objetivava a implantação de uma política economia solidária para o município. "A ideia a partir desse encontro   é que mais empreendimentos filiem-se   à UNISOL, que hoje conta com quatro empreendimentos: Associação Bell Rob, Saboaria Popular Las Margaritas, Magia do Artesanato, e Imigrantes Della Montanha, todos presentes ao eventro, explica Cloraci Rodrigues de Macedo, representante do  Fórum Regional de Economia Solidária. 

Unisol

A UNISOL é a entidade de representação dos EES, responsável pela articulação das políticas públicas voltadas a elas e  à formação profissional na  área de atuação de cada EES. Além disso, realiza convênios, capta recursos e fortalece os empreendimentos por meio da organização de redes.
Para mais informações sosbre a UNISOL  RS – Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Estado do Rio Grande do Sul, pode-se acessar o link.

Economia solidária

A Economia solidária é um  modelo que visa a tornar o planeta um lugar mais justo para viver, correspondendo a um conceito que incentiva as pessoas a se organizarem de forma autônoma e solidária em empreendimentos autogestionários, adotando mudanças no sistema de produção e comercialização para enfrentar as desigualdades e a precarização das relações de trabalho, construindo um novo modelo societário coletivo em que todos que trabalham sejam os proprietários e recebam de forma equitativa os bens e benefícios, valorizando o ser humano e o trabalho, com respeito aos ecossistemas e com distribuição das riquezas produzidas coletivamente.

Adotar um modelo de economia solidária implica valorizar ações de colaboração, solidariedade e coletividade, permitindo que as relações entre pessoas e o consumo possam ser mais justas do ponto de vista social, sustentável e responsável, além de promover o desenvolvimento local.

Algumas iniciativas de Caxias do Sul ocorereream ao longo das últimas duas décadas e a politicas municipais fizeram a diferença e deram muito certo e essas iniciativas de sucesso estarão apresentando as suas experiências com a mostra e exposição de casos. Por isso, fomentar a Economia Solidária é urgente, principalmente numa   cidade  carente de políticas públicas nesse setor, ressalta a coordenadora do evento Rose Frigeri. 

Os participantes puderam ouvir as intervenções de:


Gilberto Carvalho
Secretário Nacional de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego

Antônia Vanderlucia de Oliveira Simplício 
Coordenadora Geral de Projetos do Ministério do Trabalho e Emprego 

Quêner Chaves dos Santos 
Coordenador Executivo da União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (UNICOPAS)

Gustavo Ryden 
Chefe de divisão de Economia Solidária da Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Profissional do RS 

 Henrique Schuster 
 Conselheiro Estadual de Economia Solidária do RS e representante da Rede de Gestores da Economia Solidária 

Edson Leonardo Pilatti 
Historiador com MBA em Autogestão e Economia Solidária, Coordenador da Unisol Brasil/Paraná e Conselheiro Estadual da Economia Solidária Dos convidados a função de cada um. Uma reunião pública com finalidade de implantação de Uma política economia solidária para o município. Uma atividade do Fórum Municipal com a Comissão de Direitos Humanos da Câmara.


Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.