Curtinhas

  1. Javier Milei, candidato da extrema direitra à presidência da Argentina, venceu o pleito eleitoral no último domingo. As implicações desse fato em relação à América Latina e, especialmente, em relação ao Brasil são diversas e vão todas na mesma direção: a aproximação daqueles que Milei classifica como países do mundo livre: Estados Unidos e Israel como ele mesmo nominou publicamente. Outro ponto de destaque é a dispensa de participação no BRICS. Atualmente, o grupo inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em Agosto, a cúpula do BRICS, em Joanesburgo, convidou a Argentina, o Egito, a Etiópia, o Irã, os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita a tornarem-se membros de pleno direito do bloco a partir de 1º de Janeiro de 2024. Diana Mondino, candidata ao Ministério das Relações Exteriores da Argentiona, já declarou: "Não sei porque existe tanto interesse nos Brics", respondendo negativamente à pergunta sobre o ingresso do país no grupo.

  2. Portal 247 – A jornalista Andreza Matais, editora-executiva do Estado de S. Paulo que ganhou o apelido de "dama das fake news" depois de assediar jornalistas a forjar uma acusação contra o ministro Flávio Dino, tem também um histórico de publicação de notícias falsas relacionadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dentre as acusações, destacam-se duas matérias veiculadas no Estadão, as quais foram utilizadas para fabricar denúncias infundadas do Ministério Público do Distrito Federal, resultando em ações judiciais prolongadas e prejudiciais para Lula.

  3. O Brasil sedia a 42ª Reunião de Altas Autoridades sobre Direitos Humanos do Mercosul (RAADH). O encontro, que ocorre em Brasília (DF) entre os dias 21 e 24 de novembro, promove a troca de experiências e permite a proposição e criação de políticas públicas de direitos humanos nos países membros e associados. Estão previstas reuniões presenciais das nove Comissões Permanentes que compõem a RAADH: Discriminação, Racismo e Xenofobia; Iniciativa Niñ@Sur; Pessoas com Deficiência; Pessoas Idosas; Gênero e Direitos Humanos das Mulheres; Educação e Cultura em Direitos Humanos; Memória, Verdade e Justiça; LGBTI; Comunicação em Direitos Humanos – além da reunião plenária conduzida pelo Brasil, que exerce a presidência Pro Tempore do colegiado, assim como no Mercosul.

  4. DCM – Editora-chefe de Política do jornal O Estado de S. Paulo (Estadão), Andreza Matais, foi denunciada ao Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal (MPT-DF). O texto diz que a jornalista “assediou e obrigou repórteres recém-contratados” a publicar uma matéria que relacionasse o ministro da Justiça, Flávio Dino, a uma mulher identificada “dama do tráfico do Amazonas”. Na semana passada, o jornal publicou que Luciane Barbosa, mulher de um líder do Comando Vermelho, encontrou o ministro durante sessões na pasta de Direitos Humanos.

  5. O efeito do Redoxon numa piscina olímpica.

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.