Curtinhas



  1. Com uma cozinha montada na sede da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegra (Cootap) em Eldorado do Sul (RS), cerca de três mil marmitas foram distribuídas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para atingidos pelas chuvas. A ação de solidariedade está sendo organizada desde a última terça-feira (21), um dia depois de a prefeitura decretar situação de emergência na cidade. Com as fortes chuvas que atingem o estado neste mês de novembro, a cheia do Rio Jacuí fez com que cerca de 5,7 mil pessoas tivessem que deixar suas casas em Eldorado do Sul, segundo a Defesa Civil Municipal. Outras 700 pessoas estão abrigadas em ginásios públicos. (Leia mais no Brasil de Fato).

  2. Os frequentadores da Feira Ecológica do Bom Fim (FEBF), de Porto Alegre - a maior a céu aberto da América Latina -, serão recepcionados na manhã deste sábado (25) com diversas atividades. O destaque fica para a exibição gratuita do documentário Antes do Prato, lançando pelo Greenpeace para mostrar a força da agricultura familiar na promoção de saúde, conservação ambiental e combate à fome. A exibição será na Casa Mangará, às 9h, localizada paralelo à feira, e é necessário fazer inscrição. (Leia mais).

  3. Brasil de Fato – A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, nesta terça-feira (21), a instalação da primeira Comissão sobre situação econômica da população negra. A iniciativa é do deputado Matheus Gomes (PSOL), em parceria com as deputadas Laura Sito (PT) e Bruna Rodrigues (PCdoB), que compõem a primeira bancada negra da história da Assembleia.

  4. Brasil 247 – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), reafirma sua determinação em dar destaque, ainda em 2023, à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece mandatos para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo reportagem do Valor. Esta posição é mantida mesmo diante da reação significativa da Corte à recente aprovação do texto que limita as decisões individuais, ocorrida na última quarta-feira (22). 

  5. Opresidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sanciona nesta sexta-feira, 24 de novembro, às 16h, no Palácio do Planalto, lei que institui pensão para os filhos de pessoas isoladas em colônias de pacientes com hanseníase no século passado, sendo separados de seus pais. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participa da solenidade. A nova legislação é uma reparação de decisão do Estado brasileiro, ocorrida entre as décadas de 1920 e 1950, que determinava isolamento e internação compulsória de pessoas com a doença. 

  6. Quando os relógios marcaram pouco mais de 2h da manhã (24/novembro) no DF,  teve início o cessar fogo em Gaza (mar cado para durar quatro dias).  Um grupo de 50 crianças e mulheres capturadas pelo Hamas em 7 de outubro deve ser libertado a partir de hoje. Israel compromete-se a libertar 150 prisioneiros palestinos, o que corrersponde a um para cada três israelenses. Veja como soldados de Israel comem oram ter explodido complexo do amads minutos antes do cessar-fogo

  7. A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou ação civil pública cobrando indenização de R$ 15 milhões por dano moral coletivo dos três bolsonaristas condenados pela tentativa de explodir uma bomba nos arredores do Aeroporto Internacional de Brasília. George Washington de Oliveira Souza, Wellington Macedo de Souza e Alan Diego dos Santos Rodrigues foram condenados na esfera criminal, recebendo penas de nove anos e quatro meses, seis anos e cinco anos e quatro meses de prisão, respectivamente. (leia mais)



Leia mais

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.