Curtinhas

  1. A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos se mobiliza para expulsar o deputado republicano e filho de brasileiros George Santos, de Nova York. O líder do Comitê de Ética da Casa, Michael Gust, do Mississipi, apresentou a proposta nesta sexta-feira (16/11).. Se expulso, o político será o sexto na história da Câmara a ser destituído. O Deputado seria o contato do grupo de parlamentares bolsonaristas liderados por Eduardo Bolsonaro que viajou recentemente aos EUA para demonstrar a "ditadura" em que está mergulhado o Brasil, segundo declarações de Eduardo Bolsonaro (leia mais).

  2. Igualdade Racial e Secom integrarão grupo de trabalho para promover a comunicação antirracista na administração pública federal. Plano de Comunicação Antirracista terá propostas de estratégias para ampliar a diversidade racial em publicidades e patrocínios do Estado. No dia 20 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará decreto que institui Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) responsável por propor ações, estratégias e orientações para uma comunicação antirracista na Administração Pública Federal. O GTI será composto por cinco representantes do MIR e cinco representantes da SECOM, que convidarão especialistas e representantes da sociedade civil para participar de reuniões ou emitir parecer. A sociedade civil também poderá enviar recomendações e participar por meio de uma consulta pública online.  

  3. O Tribunal Penal Internacional (TPI), conhecido como Tribunal de Haia, confirmou que África do Sul, Bangladesh, Bolívia, Comores e Djibuti solicitaram  investigação sobre crimes de guerra cometidos na Palestina. Os supostos crimes de guerra cometidos no território palestino após o último dia 7 de outubro passaram a ser analisados em uma investigação aberta pela corte em março de 2021. À época, a corte abriu inquérito para avaliar situações ocorridas em 13 de junho 2014 e que violariam Estatuto de Roma em Gaza e na Cisjordânia. (Quem esteja interessado no sangrento episódio de 2014 pode assistir o documentário Nascido em Gaza, disponível na Netflix).

  4. O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) instituiu o Pontos de Apoio da Rua (PAR), um programa de apoio à população em situação de rua. Publicada no Diário Oficial da União na terça-feira (14), a portaria nº 707 consiste no fomento e financiamento de serviços públicos destinados ao cuidado e à higiene pessoal deste grupo. O apoio e atendimento às atividades de cuidado pessoal serão organizados com entidades da sociedade civil e têm a finalidade de oferecer guarda de bens e pertences; informações e cuidados básicos de saúde e higiene pessoal; e orientações para a população usuária.

  5. A Organização Mundial da Saúde declarou, na sexta-feira (17/novembro) quesua preocupação com a disseminação de doenças em Gaza, listando mais de 70.000 casos registrados de infecções respiratórias agudas e mais de 44.000 casos de diarreia, muito mais do que o esperado e o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha), citando dados palestinos, afirmou que os ataques israelenses destruíram/danificaram pelo menos 45% das unidades habitacionais de Gaza. A aproximação do inverno e os permanentes cortes no fornecimento de combustível e comida desenham um cenário mais catastrófico a cada dia na região.

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.