Curtinhas
- Israel e Hamas concordaram com mais 24 horas de cessar-fogo na Faixa de Gaza, na madrugada desta quinta-feira (30/11), horário de Brasília, nos dois últimos minutos da trégua que já compoleta seis dias.
- Famílias assentadas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de Eldorado do Sul, Nova Santa Rita e Viamão, no RS, realizaram mobilizações ao longo desta quarta-feira (29) para expor à sociedade a grande perda na produção agroecológica da região por conta das inundações nos assentamentos. (Brasil de Fato). O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta, se reuniu na terça-feira (28/novemb ro), com representantes do MST, de cooperativas ligadas ao movimento e da Prefeitura de Nova Santa Rita. A pauta foi as enchentes e temporais em Nova Santa Rita, Eldorado do Sul e Viamão que atingiram os agricultores locais.
- Uma websérie sobre a Lei Maria da Penha inaugurou o canal do Ministério das Mulheres na plataforma YouTube na terça-feira (28/novembro). Dividida em quatro episódios, a produção “Maria da Penha - Retrato do Brasil” começa com a história da hoje militante dos direitos das mulheres Maria da Penha, que sofreu duas tentativas de feminicídio por parte do ex-marido. O caso resultou na aprovação da Lei que leva seu nome, em 2006, após o Brasil ser condenado, em 2002, pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, por negligência e omissão em relação a este e outros casos de violência doméstica. O agressor de Maria da Penha, Marco Antonio Heredia Viveros, foi preso apenas 19 anos após o ocorrido, ficando três anos em regime fechado, mesmo tendo sido condenado duas vezes por tentativa de homicídio qualificado, em 1991 e 1996 - a Lei do Feminicídio foi sancionada em 2015.
Leave a Comment