COSP: Brasil anuncia as prioridades como presidente do GT Anticorrupção do G20


Grupo deverá formular princípios e padrões anticorrupção que fortaleçam a implementação de instrumentos internacionais, em particular a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção


G20 – O Brasil anunciou, na última quarta-feira (13/dezewmbro), durante a Conferência dos Estados Partes da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção (COSP), em Atlanta (EUA), as prioridades do país enquanto presidente do Grupo de Trabalho Anticorrupção (GTAC) do G20. O Grupo será co-presidido pela França.

Na ocasião, a assessora especial para Assuntos Internacionais da Controladoria-Geral da União (CGU), Elizabeth Cosmo, afirmou que a corrupção distorce as políticas públicas e as ações do setor privado e afeta os mais vulneráveis. 

Segundo ela, o avanço da justiça, a redução das desigualdades e a promoção do desenvolvimento sustentável em todos os níveis são valores transversais das prioridades temáticas do Grupo de Trabalho - em consonância com as prioridades do presidente Lula para a presidência do Brasil no G20.


O GTAC deverá formular princípios e padrões anticorrupção que fortaleçam a implementação dos principais instrumentos internacionais, em particular a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.

Os principais objetivos são:
  1. Contribuir para um mundo justo e um planeta sustentável por meio da promoção da integridade e de mecanismos anticorrupção;

  2. Incentivar o setor privado a adotar medidas abrangentes e convergentes de integridade para prevenir e combater a corrupção; 

  3. Aprimorar a organização institucional da administração pública, para fortalecer a integridade pública; 

  4. Utilizar todas as ferramentas disponíveis para a recuperação de ativos, explorando medidas diretas em jurisdições estrangeiras e garantindo a coordenação nacional para uma recuperação eficaz de ativos.

Durante a Conferência, o Brasil recebeu amplo apoio dos membros às prioridades anunciadas. Eles se dispuseram a trabalhar com o país e elogiaram a escolha dos temas. A França ressaltou a importância dessa parceria com o Brasil na liderança do Grupo.


Veja ainda:

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.