Curtinhas

  1. A COP28, conferência do clima da ONU, terminou na quarta-feira (13/dezembro) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com um acordo que propõe pela primeira vez a "transição em direção ao fim dos combustíveis fósseis". O texto determina que os países mudem seus sistemas energéticos “de forma justa, ordenada e equitativa”. O documento também insta os 198 países-membros da convenção a “acelerarem a ação nesta década crítica para atingir a neutralidade de carbono até 2050, segundo a ciência”. “O compromisso que acabamos de assumir redireciona nossas ambições, mas também nossas responsabilidades. O nosso comprometimento em todas as suas dimensões: mitigação, adaptação e meios de implementação, alinhados a 1,5°C, são agora incontornáveis”, discursou a ministra Marina Silva na plenária final da cúpula.

  2. Brasil 247 - O presidente Lula (PT) deu sua aprovação à legislação que estabelece a tributação de offshores e fundos exclusivos. A lei já havia sido aprovada pelo Senado em novembro e foi objeto de apenas um veto em um parágrafo, sendo oficialmente divulgada hoje (13) no Diário Oficial da União.

  3. O Concurso Público Nacional Unificado tem novo cronograma, divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nesta quinta-feira (14/12). Ao todo, 217 cidades aplicarão a prova, marcada para 5 de maio.

  4. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participa da Conferência sobre as Ações Pactuadas e seus Efeitos Preventivos no Setor da Vitivinicultura, nesta quinta-feira (14), em Farroupilha (RS). Em maio deste ano, Marinho assinou com as entidades patronais e de trabalhadores o "Pacto pela Adoção de Boas Práticas Trabalhistas na Vitivinicultura do Rio Grande do Sul", com medidas para garantir trabalho digno e combater o trabalho análogo à escravidão no setor.

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.