Curtinhas


  1. Região próxima de mina da Braskem em Maceió vira bairro fantasma e sofre invasão de ratos. A área vizinha viu saída de comércios e de serviços, mas moradores seguem no local; ao todo, solo já afundou 1,80 m. (leia reportagem completa). Dano causado por mineração afeta uma área equivalente a 20% do território da capital alagoana e fez com que 60 mil pessoas deixassem suas casas desde 2018. Leia mais.

  2. Sob a presidência do petroleiro Sultan al-Jaber, que comanda a companhia Adnoc, estatal dos Emirados Árabes, a COP28 (conferência do clima da ONU) tem mantido nas negociações os termos "reduzir" ou "eliminar", gradualmente, a produção de combustíveis fósseis —responsáveis por 75% das emissões de gases causadores do aquecimento global. O rascunho em cima do qual os países trabalham desde o início da COP28 coloca na mesa algumas opções de rumo para a transição energética: "reduzir ou eliminar combustíveis fósseis"; "reduzir ou eliminar novas plantas de carvão" e, ainda, "eliminar subsídios a combustíveis fósseis observando a necessidade de transição justa". (matéria completa na Folha).

  3. A violência na guerra de Israel contra o Hamas recrudesceu nesta segunda-feira (4), três dias após o fim da trégua nos combates iniciados após o mega-ataque do grupo terrorista palestino, em 7 de outubro. O foco, como estava anunciado, foi o sul da Faixa da Gaza, região que foi relativamente poupada durante a primeira fase da guerra, concentrada no setor que engloba a capital homônima e o norte do território governado pelo Hamas desde 2007. (co ntinue lendo na Folha).

  4. O Brasil, representado pelo Ministério de Minas e Energia, oficializou sua adesão à Aliança Global de Eólicas Offshore (Global Offshore Wind Alliance GOWA). O compromisso foi formalizado durante a Reunião Ministerial da GOWA, que ocorreu nesta terça-feira (5/12), durante a COP 28, em Dubai. União Europeia, Panamá e o estado da Califórnia, dos Estados Unidos, também ingressaram na Aliança nessa mesma ocasião.



Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.