Retomada Cúpula Social do Mercosul após sete anos


Foto: João Risi / Audiovisual / PR
Integrantes do Governo Federal e da sociedade civil durante a abertura da Cúpula Social do Mercosul

Evento no Rio de Janeiro promove discussões da sociedade, que serão apresentadas à Cúpula de Líderes do bloco na quinta-feira (7/dezembro)


Teve início na segunda-feira, 4/dezembro, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, a Cúpula Social do Mercosul. O evento, que promove a participação da sociedade civil nas decisões do bloco, está sendo retomado depois de sete anos de interrupção encerrando-se nesta terça-feira (5/dezembro).

No primeiro dia da Cúpula Social do Mercosul, foi assinado um convênio entre o Parlamento do Mercosul (Parlasul) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e uma mesa temática discutiu o papel da participação social para a democracia no Cone Sul. Haverá também encontros de cinco grupos de trabalho e programação cultural.

Na cerimônia de abertura, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou que a participação social é um antídoto importante contra o autoritarismo. Temas como a participação permanente da sociedade e discussões sobre a violência contra a mulher foram pauta do encontro que teve, segundo a ministra substituta da Secretaria-Geral da Presidência da República, Maria Fernanda Coelho, mais de 300 representações da sociedade civil e dos governos dos países do bloco inscritas no evento, com o objetivo de discutir o fortalecimento do Mercosul a partir da consolidação da democracia e dos espaços da participação social.

Além da Cúpula Social, a Cúpula do Mercosul é dividida em mais dois momentos: a Reunião do Conselho do Mercado Comum, no dia 6, e a Cúpula de Líderes, em 7 de dezembro. A iniciativa ocorre sob a Presidência “pro tempore” brasileira do bloco econômico.


Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.