Curtinhas

  1. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa nesta quinta-feira, 18 de janeiro, da assinatura do acordo de parceria firmado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa e do Comando da Aeronáutica, com o Estado da Bahia e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec). O documento formaliza a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, a fim de promover o desenvolvimento regional da indústria aeroespacial. O Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia será instalado, futuramente, na Base Aérea de Salvador — em área cedida pela União ao Senai Cimatec, que será a instituição responsável pela gestão da unidade. O Parque Tecnológico será um ambiente dedicado ao fomento do ensino, à realização de pesquisas avançadas e à promoção da inovação no campo aeroespacial.

  2. CGU – A Controladoria-Geral da União (CGU) publicou, nesta segunda-feira (15/01), no Diário Oficial da União (DOU), decisão que condena a empresa Precisa – Comercialização de Medicamentos, responsável pela venda da vacina Covaxin por fraudar a realização de atos de procedimento licitatório público. A decisão aponta que a empresa apresentou documentos com montagens, com tradução indevida, além de uma procuração forjada e falsa. Além disso, a empresa entregou uma carta de fiança falsa e fraudou contrato mediante a apresentação de faturas com informações de cobrança em desacordo com os termos pactuados. Foi multada no valor de R$ 3.879.251,35, além de ser sancionada a publicar o extrato de sua sentença em jornal de grande circulação, em seu site eletrônico e em edital afixado no próprio estabelecimento, ambos pelo prazo de 75 dias, e foi declarada inidônea para contratar com a Administração Pública. O caso se refere à aquisição de 20 milhões de doses da vacina Covaxin, destinada ao combate à Covid-19. A vacina é fabricada pela Bharat Biotech International Limited (BBIL), e seria adquirida pelo governo federal no montante estimado em R$ 1,6 bilhão. As negociações tiveram início no final do exercício de 2020 e resultaram na celebração do Contrato nº 29/2021, firmado por dispensa de licitação, entre a Bharat, por meio da PRECISA, e o Ministério da Saúde.

  3. Ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conquistou vitória decisiva na primeira primária republicana de 2024 em Iowa. Ele consolida liderança dentro do partido. O governador da Flórida, Ron DeSantis, ficou com a segunda posição e ultrapassou a ex-embaixadora da ONU Nikki Haley. O resultado da primária de Iowa prepara o terreno para as primárias em New Hampshire, onde Trump mantém uma liderança menor sobre Haley, com DeSantis ficando para trás.

  4. Tá no ar a campanha "Eu Sou Daqui". A iniciativa da Giordani Turismo, que promove as viagens da Maria Fumaça e o espetáculo Epopeia Italiana, é oferecer desconto de 50% para moradores de 41 cidades da Serra gaúcha. A promoção para as atrações turísticas ocorre entre esta quarta-feira (17) e 31 de março. (leia mais no Jornal Pioineiro).

  5. O Portal Brasil 247 publica matéria exclusiva com a decisão do STF que torna Moro investigado por usar Tony Garcia como agente infiltrado. Atendendo a pedidos da PF e da PGR, Dias Toffoli determinou a abertura de inquérito contra Moro e procuradores da Lava Jato para apurar fraudes na força-tarefa. (leia mais). O caldeirão continua fervendo.

  6. Brasil 247 – A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) vai investigar se o advogado e ex-ministro da Casa Civil José Dirceu teve seus direitos violados ao ser julgado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no caso do “mensalão”, em 2005. As informações são da jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna no jornal Folha de S.Paulo. De acordo com a defesa de Dirceu, o questionamento central passa pelo fato de ele ter sido julgado pela mais alta corte do país mesmo sem ter foro privilegiado. À comissão internacional, a defesa apontou que Dirceu não ocupava nenhum cargo ou função à época do julgamento que justificasse a tramitação da ação no Supremo, afirmando que o processo deveria ter sido submetido à Justiça comum.

  7. DCM – "Com Moro e Dallagnol no buraco, onde andam os antigos “xerifes” da Lava Jato? Eis a resposta". Este é o título de matéria publicda pelo DCM,acabando com a c uriosidade de muita gente.


Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.