Brasil em posição de destaque no cenário geopolítico global, aponta relatório BTG

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Lula e os ministros Renan Filho (Transporte)  e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) 


Longe de guerras e no centro da transição energética,  Brasil caminha para era de prosperidade, aponta o banco de investimentos



O relatório "A vez do Brasil finalmente chegou?", do BTG Pactual,  aponta  razões pelas quais o país chegou a  posição única e estratégica no novo geopolítico global, detalha reportagem do Valor.

Um dos pontos  destacados no relatório é a liderança na agenda global de sustentabilidade. Com  matriz energética diversificada, incluindo fontes renováveis como a energia eólica, solar e hidrelétrica, o país se destaca pela contribuição para a redução das emissões de carbono. Além disso, o País é um dos maiores produtores de biocombustíveis, o que o coloc como  importante player no mercado energético global.

No âmbito econômico, o Brasil é o maior exportador de alimentos do mundo, com  extenso solo disponível para agricultura.  Além disso, o Brasil é um grande exportador de minério de ferro, com vastas reservas de petróleo, o que significa posição estratégica no mercado de commodities.

O relatório destaca, ainda, a infraestrutura de transporte do país, apontada como área de oportunidade a investimentos. Figurando entre os maiores países do mundo e com recursos naturais distribuídos geograficamente, o Brasil ostenta potencial para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura que podem impulsionar o crescimento econômico e a integração regional,  o que não passou desapercebido pelo governo federal, que em menos de um ano lançou sólidos programas em pontos estratégicos.

Diante desse panorama, o BTG Pactual projeta um futuro promissor para o País, colocando-o como  protagonista emergente na nova ordem mundial. O cenário descrito no relatório, realista e inegável, descreve uma potência em ascensão, segundo o relatório.

A análise reconhece desafios significativos, como baixo nível educacional e  envelhecimento da população. No entanto, ressalta-se que o país se encontra geopoliticamente distante dos principais conflitos globais e mantém  postura de neutralidade em um mundo cada vez mais polarizado, o que ltraduz vantagem estratégica.



Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.