Curtinhas

  1. SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O embaixador do Brasil em Tel Aviv, Frederico Meyer, foi chamado de volta ao país por Lula (PT) para consultas. A embaixada brasileira agora ficará temporariamente liderada por um encarregado de negócios. A medida é tomada quando um país quer explicitar contrariedade com os atos de outra nação. É um sinal de agravamento da crise, mas não é, ainda, um rompimento de relações diplomáticas. No caso, ela é uma resposta ao fato de Israel ter convocado o diplomata para uma reprimenda ao Brasil depois que o petista comparou o que ocorre na Faixa de Gaza ao Holocausto. As declarações de Lula abriram uma crise diplomática com o governo israelense. Nesta segunda (19), o Ministério das Relações Exteriores do governo de Binyamin Netanyahu declarou o líder brasileiro "persona non grata".

  2. A Polícia Federal (PF) intimou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em investigação sobre “organização criminosa” que atuou em suposta tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, a fim de obter vantagem de natureza política. A expectativa anterior era de que a PF ouvisse Bolsonaro somente no segundo semestre, mas o ex-presidente foi intimado e a expectativa é que ele preste depoimento nesta quinta-feira (22/2), às 14h30, no âmbito da Operação Tempus Veritatis.

  3. A coluna de Guiulherme Amado, do Metrópoloes, informa que Intimado pela Polícia Federal a prestar depoimento na próxima quinta-feira (22/fdevereiro) no âmbito das investigações de maquinações golpistas em seu governo, Jair Bolsonaro informou ao delegado Fábio Alvarez Shor nesta segunda-feira (19/2) que ficará em silêncio até que sua defesa tenha acesso à íntegra das apurações contra ele.

  4. O IBC-Br, do Banco Central, apontou crescimento de 0,82% em dezembro, frente à expectativa de 0,7%. O crescimento do ano foi de 2,45%. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (19/fevereiro) pelo BC. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do país, apoontou crescimento de 0,82% em dezembro de 2023. No ano passado, a alta foi de 2,45%. As previsões do mercado apontavam para uma alta de 0,7% na comparação mensal. Analistas do Bradesco e do Itaú, porém, chegaram a projetar um salto de 0,9%, com alta anual de 1,5%. No último trimestre de 2023, o índice de atividade teve queda de 0,22% ante o trimestre anterior. Em relação ao mesmo trimestre de 2022, houve crescimento de 1,80%. Em novembro, o IBC-Br registrou uma leve variação de 0,01%, na comparação com o mês anterior. O resultado interrompe uma sequência de três quedas consecutivas do índice. Em setembro e outubro, o IBC-Br havia recuado 0,06%. Em agosto, a retração foi de 0,77%.

 




Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.