Curtinhas


 



  1. O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras mostrou, nessa segunda-feira à noite, a sua grande força e organização para a disputa das eleições municipais deste ano. O PT reuniu, por mais de duas horas, em plenária virtual (Zoom), mais de 5 mil dirigentes municipais e estaduais de todos o Brasil, como presidentes de diretórios municipais e estaduais, secretários de comunicação e de organização. A pauta do encontro foi organização, estratégia para a definição de candidaturas e formação de chapas, regras eleitorais de 2024 e os instrumentos de comunicação para os municípios disponibilizados gratuitamente pelo PT Nacional.

  2. CGU – O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, participou, nesta segunda-feira (26/2), da audiência de conciliação em acordos de leniência celebrados na Operação Lava Jato, a pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça. A reunião aconteceu no STF e definiu o prazo de 60 dias para que empresas e órgãos públicos discutam a renegociação dos acordos. No período, por determinação do Ministro André Mendonça, estão suspensos os pagamentos de obrigações decorrentes dos acordos. Na audiência, o ministro Carvalho afirmou que, em cumprimento à decisão do STF e ao previsto no Decreto 11.129 de 2022, a CGU analisará, caso a caso, pedidos de renegociação eventualmente apresentados pelas empresas. A CGU continuará balizando suas ações pelos parâmetros da integridade e do comprometimento com a segurança jurídica.

  3. Fim da Medida Antidumping da China sobre carne de frango brasileira. O governo brasileiro foi informado da decisão do governo da China de não renovar a medida antidumping aplicada desde 2019 às exportações brasileiras de produtos de carne de frango.A medida antidumping, que deixou de ser aplicada no dia 17, correspondia a uma sobretaxa sobre o valor do produto importado, variando entre 17,8% e 34,2%, de acordo com a empresa exportadora. Além disso, 14 empresas brasileiras haviam celebrado “compromissos de preços” com o governo da China, obrigando-se a praticar preços superiores a um patamar mínimo preestabelecido. A reversão da medida exclui a tarifa adicional.O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, e a China é o segundo maior consumidor mundial do produto e também o principal destino dos embarques de carne de frango brasileira, que superaram U$ 1,9 bilhão e alcançaram mais de 679 mil toneladas no ano passado.

  4. Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) representou o Brasil no evento "Da proteção à promoção social, criando cidadania econômica: oportunidades e desafios regionais”, que ocorreu entre 22 e 23 de fevereiro, em Santa Marta, Colômbia. O evento reuniu líderes de governos e representantes de organizações multilaterais, filantrópicas e acadêmicas envolvidos na luta contra a pobreza para compartilhar experiências práticas na implementação de programas de inclusão econômica e proteção social liderados por governos e que estão mudando a política social na região. A iniciativa contou com a participação da diretora de Benefícios do Programa Bolsa Família, da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC), Caroline Paranayba, e do diretor de Empreendedorismo, da Secretaria de Inclusão Socioeconômica (SISEC), Alisson Ramon. Ambos apresentaram considerações sobre o Programa Bolsa Família e abordaram a inclusão socioeconômica e as possibilidades de transformação social a partir da segurança de renda. (leia mais)

  5. Adesão do Brasil à Aliança Global pelos Cuidados, iniciativa do Instituto Nacional das Mulheres do México (Inmujeres) em parceria com a ONU Mulheres, foi assinada, nesta terça-feira (27/fevereiro), pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Welington Dias. “Acreditamos que essa parceria internacional fortalecerá nossa capacidade de desenvolver políticas e estratégias abrangentes e eficazes para garantir o direito ao cuidado à cidadania brasileira e a fortalecer o tema dos cuidados na agenda internacional”, afirmou o titular do MDS. O anúncio da adesão foi feito pela secretária nacional de Cuidados e Família do MDS, Laís Abramo, durante a abertura do Seminário Internacional: “Experiências de construção e territorialização de políticas e sistemas de cuidados na América Latina e no Caribe”, sediado em Belém, até o dia 29 de fevereiro. (leia mais)

  6. Lideranças da Câmara foram alertadas que aqueles que assinaram pedido de impeachment do presidente Lula por sua comparação entre a guerra em Gaza e o Holocausto vão sofrer consequências. O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que os deputados que pediram o impeachment e indicaram cargos regionais perderão esses postos, bem como serão menos atendidos pelo Executivo, o que inclui emendas parlamentares. O pedido, de autoria da deputada Carla Zambelli (PL-SP), foi protocolado na noite de quinta-feira. Segundo ela, há 139 assinaturas, incluindo a de parlamentares da base do governo. (Folha)

  7. Segundo a Folha, nove pessoas foram mortas em uma megaoperação da Polícia Militar do Rio de Janeiro em favelas dominadas pelo Comando Vermelho nesta terça-feira (27). É o maior número de mortos em operação policial no estado em um único dia em 2024. A ação também deixou dois policiais feridos, e cinco suspeitos foram presos. Os PMs estiveram nos complexos do Alemão, da Penha e da Maré, na zona norte, e na Cidade de Deus, na zona oeste, entre outras localidades. Moradores relatam barulho de tiros desde a madrugada e dificuldade para sair de suas casas. Em entrevista coletiva concedida à tarde, o secretário estadual de Segurança do Rio, Victor Santos, disse que a operação foi exitosa


  8. Preço da carne cai, como prometeu Lula em sua campanha

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.