Curtinhas






  1. Na quarta-feira (28/fevereiro), a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro prenderam o dono do ferro-velho que deu fim ao carro usado pelos assassinos da vereadora Marielle Franco (PSol) e do motorista Anderson Gomes. O preso é Edilson Barbosa dos Santos, o Orelha.

  2. Revista Fórum – Treze entidades de Direitos Humanos publicaram na última segunda-feira (26) o Relatório de Monitoramento de Violação de Direitos Humanos na Baixada Santista Durante a Segunda Fase da Operação Escudo, em que denunciam e detalham uma série de crimes cometidos pela polícia militar do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no litoral de São Paulo. Ao longo do relatório são narrados os relatos de familiares de vítimas fatais, que também contam histórias de invasões de domicílio e abordagens policiais violentas. O relatório dá conta dos abusos e violações cometidos desde o último mês de janeiro, quando a Operação Escudo foi retomada após a morte de Samuel Wesley, agente da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar). Já são 34 mortos desde então, e as justificativas policiais são sempre as mesmas: “os suspeitos foram baleados após troca de tiro com a PM”.

  3. Revista Fórum – A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, em mandado de notificação publicado nesta segunda-feira (26), que o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) seja notificado a oferecer resposta a uma ação que é alvo por declarações consideradas racistas. A decisão da ministra se deu no âmbito de uma notícia-crime protocolada pelas deputadas Luciene Cavalcante, Erika Hilton, Taliria Petrone e Célia Xakriaba, todas do PSOL. O motivo são declarações feitas pelo parlamentar em participação no podcast "Três Irmãos", em junho de 2023, entre elas a de que na África "quase todos os países lá são ditadores" e que no continente a democracia não prospera porque "para você ter democracia você tem de ter um mínimo de capacidade cognitiva para entender entre o bom e o ruim, entre o certo e o ruim". Entre outros impropérios, Gayer chamou o presidente Lula de "bandido" e fez ataques ao STF.

  4. Darci Alves Pereira, condenado em 1990 pelo assassinato do ambientalista Chico Mendes, assumiu a presidência do Partido Liberal (PL) em Medicilândia, cidade do Pará. A informação foi obtida pelo site ((o)) eco e divulgada nesta terça-feira (27). Réu confesso pelo crime, Darci Alves entrou para a nova diretoria do PL em novembro de 2023, mas tomou posse no final de janeiro deste ano. Ele se estabeleceu em Medicilândia após cumprir a pena de 19 anos. A fama na cidade, porém, não é de assassino de Chico Mendes. Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, assegurou a destituição de Darci e adiantou que ele deverá ser expulso do partido, alegando somente ter tomado conhecimento do crime cometido por Darci por meio da imprensa.

  5. MP pede que comandante seja afastado após PMs irem obrigados a culto religioso. Comandante de batalhão responsável pela Esplanada dos Ministérios, o tenente-coronel Rodrigo Abadio teria ordenado, via WhatsApp, que PMs fossem em evento em igreja evangélica, onde ocorreu pregação de um pastor nesta terça-feira (27/2).

  6. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o Ministério de Minas e Energia e o Governo do Pará, participou, nesta quarta-feira, 28, da inauguração do primeiro terminal de importação de Gás Natural Liquefeito (GNL) da região Norte, em Barcarena, no Pará. O empreendimento faz parte do projeto Complexo Termelétrico Barcarena, que possui financiamento de R$ 1,8 bilhão do BNDES, cerca de 65% do investimento total da Centrais Elétricas Barcarena S.A (CELBA 2).

  7. O Brasil ultrapassou, nesta quinta-feira (29/2), a marca de 1 milhão de casos de dengue em 2024, entre confirmados e prováveis. A informação consta na atualização mais recente do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde. (leia mais)







Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.