EUA apresenta terceiro veto ao cessar-fogo entre Israel e Hamas

Nesta terça-feira, 20/fevereiro, os Estados Unidos veteram resolução das Nações Unidas (ONU), proposta pelos países árabes, que exigia um cessar-fogo humanitário imediato na guerra de Israel contra o Hamas. Esse foi o terceiro voto  do país contrário a uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que exigia um cessar-fogo.

De acordo com a ONU, a partir do voto dos Estados Unidos, a Assembleia Geral chamará uma sessão especial de emergência por meio de mecanismo criado para examinar o uso do veto. O voto contrário dos EUA foi o único, seguindo-se abstenção do Reino Unidos e aprovação dos demais países.

Os Estados Unidos manifestaram-se afirmando que apresentarão nova resolução, o que leva a supor que se obteria uma votação de 15 a zero (se Reino Unido votyar a favor). Restaria, a partir desse cenário aguardar a reação de Israel.

Segundo o Ministério da Saúde do Hamas, mais de 29 mil pessoas morreram em Gaza desde o início da guerra entre Israel e o movimento islamista palestino. 

E o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, solidarizou-se com o presidente Lula, frente aos ataques de Israel por conta de suas críticas à guerra genocida do regime sionista contra a Palestina em 7 de outubro do ano passado.


Leia mais:
Solidariedade a Gaza
Nota do PT-RS

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.