Lula não quis fazer comparação com nazistas, diz União Europeia

O alto representante da UE para Política Externa, Josep Borrell, também ressaltou que a questão envolvendo Brasil e Israel não foi abordada durante o encontro de chanceleres do G20



Josep Borrell e Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Pool/Reuters | Ueslei Marcelino/ Reuters


(ANSA) – O alto representante da União Europeia para Política Externa, Josep Borrell, disse na quinta-feira (22/fevereiro) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não quis comparar a guerra de Israel na Faixa de Gaza com o Holocausto.

As declarações foram dadas em entrevista a um restrito grupo de veículos internacionais de imprensa, incluindo a ANSA.


"Não quero interferir em questões internas, mas está claro que Lula não queria fazer uma comparação com Gaza e o que os alemães e outros fizeram", afirmou Borrell, acrescentando que a crise diplomática entre Brasil e Israel não foi abordada no encontro do G20. 


No último domingo (18), Lula acusou Israel de cometer um "genocídio" na Faixa de Gaza e disse que "o que está acontecendo com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico", a não ser "quando Hitler resolveu matar os judeus".

O governo israelense qualificou as falas como "vergonhosas e graves", convocou o embaixador do Brasil em Tel Aviv, Frederico Meyer, para uma reprimenda em pleno Museu do Holocausto e declarou o presidente como "persona non grata".

Em resposta, o governo Lula chamou Meyer de volta a Brasília e convocou o embaixador israelense no país, Daniel Zohar Zonshine, a se explicar. (ANSA).



Leia mais:
Apuração do 247 sobre procedimentos adotados pelo Itamaraty após ataques do Hamas desmonta mentiras de brasileira em Israel



Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.