Curtinhas




  1. Agência Brasil – O Ministério da Saúde anunciou esta semana a incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) de um teste para detecção de HPV em mulheres classificado pela própria pasta como inovador. A tecnologia utiliza testagem molecular para a detecção do vírus e o rastreamento do câncer do colo do útero. Professor e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o ginecologista Júlio César Teixeira conduz, há quase sete anos, um programa de rastreamento de HPV que utiliza o teste agora será disponibilizado na rede pública.

  2. Brasil 247 via Reuters  – Dois anos depois de assumir o cargo de presidente dos Estados Unidos, Donald Trump autorizou a Agência Central de Inteligência a lançar uma campanha clandestina nas mídias sociais chinesas com o objetivo de virar a opinião pública da China contra seu governo, de acordo com antigas autoridades dos EUA com conhecimento direto da operação altamente secreta. Três ex-autoridades disseram à Reuters que a CIA criou uma pequena equipe de agentes que usavam identidades falsas na Internet para espalhar narrativas negativas sobre o governo de Xi Jinping e, ao mesmo tempo, vazar informações depreciativas para agências de notícias no exterior. O esforço, que começou em 2019, não foi relatado anteriormente.

  3. O Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, declarou ao Jornal O Globo que as investigações sobre o caso Marielle Franco (assassinada a seis anos) estão avançando e que em breve o inquérito (hoje sob sigilo) será resolvido.

  4. Sputnik – Segundo o chefe da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA, na sigla em inglês), Philippe Lazzarini, mais de 12,3 mil crianças foram mortas no enclave palestino desde outubro. As crianças representam quase metade do número total de mortos, que já ultrapassa os 31 mil, disse, citando dados da ONU e do Ministério da Saúde de Gaza.

  5. Dr. Francisco (PT-PI), recém-eleito presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, afirmou que tem a intenção de divulgar os padrinhos de R$ 4,5 bilhões das emendas de comissão disponíveis no Orçamento de 2024, conforme informações da Folha de S.Paulo. (Leia matéria completa no DCM).

  6. A Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (13), por votação simbólica, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que inclui no artigo 5º da Carta Magna que “a lei considerará crime a posse e o porte, independentemente da quantidade, de entorpecentes e drogas afins sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar”. Apenas quatro senadores dos 27 da CCJ se manifestaram contrários ao texto.

  7. Agência Brasil – O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (13) reconhecer a licença-maternidade para mães não gestantes nos casos de união estável homoafetiva. A decisão vale para o caso de uma servidora pública que utilizou o método de inseminação artificial. A Corte julgou o caso de uma servidora municipal de São Bernardo do Campo (SP) que pediu licença-maternidade de 120 dias em função do nascimento do filho gerado a partir de inseminação artificial heteróloga (com óvulo da mãe não gestante).

  8. Polícia Civil deflagrou Operação Conexão, em Alviorada (RS).  São 17 mandados de busca e apreensão. Veja mais.

  9. CGU – A Controladoria-Geral da União (CGU) participa, nesta quinta-feira (14/03), da Operação Epílogo. O trabalho é realizado em parceria com a Polícia Federal (PF). O objetivo é aprofundar investigação relativa a desvio de recursos, corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo a execução de serviços custeados com recursos federais em municípios piauienses, que são postos em prática por intermédio de empresa suspeita de ser “de fachada” e/ou ligada a ex-agentes públicos e políticos dos municípios contratantes. (leia mais)

  10. Agência BNDES – O Instituto Butantan publicou os primeiros resultados do ensaio clínico da fase 3 da vacina contra a dengue no New England Journal of Medicine, uma das mais prestigiosas revistas científicas do mundo. O imunizante de dose única evitou a doença em 79,6% dos vacinados ao longo de dois anos, com proteção tanto de quem já tinha tido dengue como daqueles sem infecção prévia. Em 2017, o BNDES apoiou o Butantan com R$ 97,2 milhões para custeio de ensaios clínicos e construção de uma planta de escalonamento para fornecimento da vacina contra a dengue. 

  11. Nesta quinta-feira (14), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou de reunião interministerial convocada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para dialogar sobre propostas de estímulo à produção, equilíbrio e redução de preços de alimentos básicos. A expectativa é facilitar o acesso da população brasileira à alimentos como arroz, feijão, trigo e milho. "A preocupação do presidente Lula é a estabilidade de preço, controle inflacionário e alimento de qualidade chegando de forma acessível na mesa das pessoas”, destacou o ministro Fávaro. “O Governo Federal está preparando um arcabouço de medidas para o novo Plano Safra, para que nós possamos aumentar a produção e ter alimentos de qualidade para a população brasileira”, completou. (leia mais)



Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.