Curtinhas

  1. Ministério do Desenvolvimento Social – Devido aos processamentos operacionais robustos dos programas Bolsa Família (PBF) e Auxílio Gás em andamento desde a última sexta-feira (15), o Sistema de Benefícios ao Cidadão (SIBEC) estará indisponível na manhã desta segunda-feira (18/03). A interrupção pontual e temporária não afeta o pagamento do benefício para responsáveis familiares com final de NIS 2. A Caixa Econômica Federal trabalha para restabelecer o Módulo de Consulta do SIBEC no início da tarde desta segunda-feira (18). O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome recomenda que as equipes municipais registrem as demandas de administração de benefícios do PBF no Formulário Padrão de Gestão de Benefícios (FPGB) impresso, para evitar interrupções no atendimento aos beneficiários. Quando o SIBEC retornar ao pleno funcionamento (módulos consulta e manutenção) na terça-feira (19/março), as equipes municipais poderão realizar as ações registradas no sistema.

  2. Ministério das Mulheres – Plano de Ação do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios e Programa Asas pro Futuro serão lançados nesta terça-feira (19/março). A ação ocorrerá no evento Março das Mulheres: O #BrasilporElas  no enfrentamento à misoginia e na promoção da igualdade. Evento também marcará a instalação de quatro fóruns nacionais. Outras ações, como a instalação de fóruns nacionais, estão previstas para o encontro, que contará com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves e demais autoridades. O Programa Asas pro Futuro tem o objetivo de ampliar a participação de jovens mulheres em setores de tecnologia, energia, infraestrutura, logística, transportes, ciência e inovação, com ênfase em carreiras voltadas para a sustentabilidade socioeconômica. Instituído pelo Decreto 11.640/2023, o Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios visa prevenir todas as formas de discriminação, misoginia e violência de gênero contra mulheres e meninas, por meio da implementação de ações governamentais intersetoriais, com a perspectiva de gênero e suas interseccionalidades. O Plano de Ação a ser lançado nesta terça-feira irá apresentar um pacote de ações articulado desde o lançamento do Pacto, em agosto de 2023. (leia mais)

  3. Brasil 247 – Órgãos de fiscalização e controle não respondem a pedido da AGU em investigação sobre irregularidades da Lava Jato. Apenas dois órgãos responderam ao pedido da Advocacia-Geral da União sobre a apuração para responsabilização civil dos danos causados pela força-tarefa. As investigações com o propósito de responsabilizar agentes públicos por suspeitas de irregularidades cometidas durante a Operação Lava Jato enfrentam obstáculos significativos na obtenção de informações de outros órgãos. Segundo a Folha de S. Paulo, mais de seis meses após serem anunciadas, as investigações permanecem inconclusas devido a falta de informações que deveriam ser repassadas pelos órgãos de fiscalização e controle. As apurações foram iniciadas em meio a uma revisão dos procedimentos da operação, defendida por uma ala de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como Dias Toffoli e Gilmar Mendes, além do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

  4. O anúncio oficial sobre a decisão da taxa Selic deve ocorreer na quarta-feira (20/março). A expectativa dos mercados financeiros está elevada em relação ao desfecho da reunião. Há  consenso entre aproximadamente 135 instituições financeiras e consultorias de que a taxa cairá saindo dos atuais 11,25% para 10,75% ao ano.  Frente aos números sistematicamente positivos da economia, as projeções começam a ceder, sinbalizando que a taxa básica possa atingir 9% até o final de 2024  e 8,5% até dezembro de 2025. 

  5. Israel x Palestina – Em contundente discurso, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, classificou de “imoral” e “ilegal” a ação de Israel na Faixa de Gaza. Em discurso na Cisjordânia, o chanceler brasileiro informou que o Brasil manterá a contribuição para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA). Mauro Vieira representava o Brasil na ceriomônia de outorga ao Presiodente Lula do título de Membro Honorário do Conselho dos Curadores  da Fundação Yasser SAraffat. (leia mais) Israel voltou a bombardear o Hospital Al Shifa nesta segunda-feira (18/março), causando mais mortes e destruição. Na operação teria havido o sequestro de 150 pessoas, inclusive jornalistas da Al Jazeera. (veja mais)

  6. Em evento em Vandalia, Ohio, o candidato à presidência dos estados Unidos Donald Trump prometeu uma "tarifa de 100%" sobre todos os carros que são fabricados fora daquele país. "Vamos impor uma tarifa de 100% sobre cada carro que cruzar a linha e vocês não conseguirão vendê-los se eu for eleito. Agora, se eu não for eleito... será um banho de sangue para o país", ameaçou. A declaração de Trump ocorreu  no último sábado (16/março) durante comício de Bernie Moreno, que disputa uma vaga no Senado por Ohio. (veja mais)

  7. Vladimir Putin  venceu as eleições na Rússia, com pouco mais de 87% dos votos. Ele deverá comandar o país até 2030, quando se renova o processo eleitoral. O índice de comparecimento às urnas superou os 77%, sinalizando o fracasso da tentativa de boicote ao procoesso, promovida pela oposição. Com mais de 1000 observadores internacionais de 106 países, eleições confirmaram Putin. Apesar disso, Estados Unidos recorrem ao velho e desgastado jargão da fraude. 

  8. Secom –  Prévia do PIB brasileiro cresce 0,6% em janeiro e supera projeções. O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) revelou que a economia brasileira cresceu mais do que o esperado. A alta foi de 0,6% em janeiro, na comparação com o mês anterior. O índice superou as projeções dos analistas financeiros, que estimavam um crescimento de 0,26%. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o incremento foi ainda mais significativo, com 3,45% de alta. Levando em conta o trimestre finalizado em janeiro, a alta foi de 0,90%, enquanto que em relação aos 12 meses, o crescimento alcançou 2,47%. Já em relação ao mesmo trimestre do ano passado, a alta foi de 2,37%. O IBC-Br é considerado uma “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), que fornece dados sobre a evolução econômica do país. O indicador mensal abrange três principais setores econômicos: agricultura, indústria e serviços. De acordo com o Banco Central, o IBC-Br contribui para a formulação de estratégias de política monetária e oferece uma visão mais precisa do cenário econômico atual. O índice é uma das ferramentas usadas pelo BC para definir a taxa básica de juros do país.







  •  O Brasil criou mais de 180 mil empregos formais em janeiro/2024.






  • Nenhum comentário

    Obrigada por seu engajamento

    Tecnologia do Blogger.