Economia surpreende e projeções do PIB sobem para 2024

Economistas do J.P. Morgan revisam para cima as previsões de crescimento do PIB deste ano, podendo-se chegar a 2,2%


Brasil 247  e reportagem do Valor apontam – Os indicadores econômicos da economia brasileira já no início de 2024  superaram as expectativas do mercado. Os dados de janeiro revelaram  desempenho robusto no comércio varejista, nos serviços prestados e na geração de empregos formais. Esses resultados levam alguns analistas a revisarem suas projeções para cima (reportagem do Valor).

Os números divulgados in dicamo tendência de crescimento mais forte do que se esperava. As vendas no varejo restrito apresentaram aumento significativo de 2,5%, enquanto o volume de serviços prestados registrou uma alta de 0,7%, ambos os casos surpreendendo os agentes do mercado. Além disso, a geração de empregos formais em janeiro superou as estimativas, com a criação de 180 mil novas vagas, mais que o dobro do previsto.

Segundo os dois vículo "economistas do J.P. Morgan projetam agora um crescimento de 2,2% para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, enquanto a Novus Capital indica uma expansão de 0,8% no primeiro trimestre. As projeções refletem percepção de uma atividade econômica mais forte do que a esperada inicialmente". Bancos, como o Natixis e o C6 Bank, também aumentaram as estimativas de crescimento para o PIB de 2024, "com base na análise de uma demanda interna saudável e potenciais impulsos nas despesas do governo e nas exportações".

Diante dos números, o mercado financeiro reavalia suas previsões e adota postura mais otimista em relação ao crescimento econômico do Brasil para este ano. 

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.