Novos mercados e preparação alavacom exportações brasileiras

Na terceira semana de março, o Brasil exportou 6 bilhões e meio de dólares, com superavit de um bilhão e 500 milhões de dólares. O destaque ficou com a indústria de transformação, com a agropecuária e com a indústria extrativa. Entre os bens agrícolas estão café, algodão trigo e açúcar. Houve, também, aumento na exportação de minério de ferro, minério de cobre.

No acumulado de março, a corrente comercial soma 26 bilhões e meio de dólares. São 15 bilhões de dólares em exportações e 11 bilhões em importações, com saldo positivo de 3 bilhões e 500 milhões de dólares. O Brasil voltou a diversificar suas relações comerciais, com novos acordos, novos mercados e destinos para seus produtos.

O ano de 2023, registrou recorde de 99 bilhões de dólares na balança comercial, com destaque para as exportações, que também atingiram o maior patamar desde 1989, com 340 bilhões de dólares.

A expectativa é que o país promova, em 2024, um salto comercial de 94 bilhões de dólares. Só no agronegócio, responsável por quase metade dos produtos exportados em 2023, foram abertos 87 novos mercados em 43 países. À ampliação do número de mercados, fruto da ampliação das relações internacionais do país, deve-se considerar, também, o investimento na preparação e habilitação de empresas brasileiras para o comércio exterior.

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.