Curtinhas

  1. A Polícia Federal (PF) desarticulou um banco clandestino no Pará, operado por um grupo criminoso para lavar dinheiro do tráfico internacional de drogas. O banco, conhecido como First Capital Bank, foi fundado há quatro anos e teve sua descoberta graças a uma denúncia anônima recebida em 2022 que levou os policiais a um sítio em Curuçá, no Pará. Ao chegarem no local descoberto nas investigações, os agentes encontraram mais de uma tonelada de cocaína. Dois suspeitos foram presos em flagrante.  (leia mais)

  2. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, lança, em uma parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), nesta segunda-feira (22/4), um diagnóstico inédito do setor do gás natural no Brasil. A cerimônia acontecerá às 14h, no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Resultado de uma série de análises e pesquisas, que tiveram como ponto de partida a Lei n° 14.134 – onde foram instituídas as normas para a exploração, transporte, importação e exportação de gás natural – o documento lista também as oportunidades e diretrizes para tornar o gás brasileiro mais competitivo no cenário internacional. Na ocasião, será lançado ainda o curso de capacitação para reguladores federais e estaduais com o objetivo de unificar as estratégias para a consolidação da abertura do mercado de gás natural no país. A cerimônia contará com a presença do conselheiro executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Rogério Caiuby, do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, além do diretor geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP), Rodolfo Saboia. A FGV, responsável pela execução técnica do diagnóstico, será representada pela diretora do Centro de Estudos de Regulação e Infraestrutura da FGV (FGV CERI), Joísa Dutra. 

  3. Controladoria-Geral da União foi citada em relatório da OCDE pela aplicação de Inteligência Artificial (IA) generativa para aprimorar a eficiência de suas ações. A iniciativa é o desenvolvimento de um Grande Modelo de Linguagem (conhecido como Large Language Model – LLM), que poderá ser utilizado para o processamento seguro e a um custo menor de dados pela Administração Pública. A CGU publicou recentemente um artigo científico com os primeiros resultados do desenvolvimento e uso do seu LLM no workshop Public Sector LLMs: Algorithmic and Sociotechnical Design em uma das maiores conferências de IA (AAAI’24). Além disso, a CGU inova com o desenvolvimento de ferramentas específicas de IA, como um chat baseado em inteligência artificial generativa focado em relatórios de auditoria emitidos pelo próprio Órgão, que facilita o acesso a informações e conhecimentos gerados pela instituição. Também estão sendo criadas funcionalidades de apoio aos auditores durante todo o ciclo das auditorias, do planejamento até o monitoramento de recomendações e registro dos benefícios decorrentes dos trabalhos, ajudando a analisar vastas quantidades de dados não estruturados e otimizar a elaboração de documentos. A Controladoria já possui um histórico robusto no desenvolvimento de soluções tecnológicas, como os premiados robô Alice, Malha Fina dos Convênios, Malha Fina do FNDE e a Ferramenta de Análise de Risco de Ouvidoria (Faro), consolidando seu papel de liderança na implementação de inteligência artificial e ciência de dados no governo brasileiro. Com essas iniciativas, a CGU não apenas fortalece sua posição como referência em inovação tecnológica, mas também contribui significativamente para o aperfeiçoamento das políticas públicas.






Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.