Curtinhas
- Brasil ultrapassa 4 milhões de casos de dengue. O Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde informou que já são 4.127.571 os casos prováveis da doença causada pelo Aedes aegypti. Em 2024, já foram confirmadas 1.937 mortes e outras 2.345 estão em investigação. Segundo os dados, morreram mais mulheres (55,1%) do que homens (44,9%) e a maioria dos casos prováveis, 761.768, estão na faixa etária de 20 a 29 anos. Minas Gerais é o estado com mais casos, seguido por São Paulo e Paraná.
- Articulação de Esquerda, uma das diversas linhas do Partido dos Trabalhadores, realizou uma Jornada Estadual de Trabalhos em Porto Alegre, ao longo dos dias 27 e 28 de abril, na sede do Cpers.
- Após o incêndio que matou 10 pessoas e deixou outras 15 feridas na Pousada Garoa, que tem convênio com a Prefeitura de Porto Alegre para receber pessoas em situação de vulnerabilidade social, investigações foram abertas. A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) vai apurar danos coletivos e violações de direitos humanos e o Executivo municipal vai fazer vistorias nos locais contratados para o serviço de abrigo. Além disso, parlamentares pedem a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de Vereadores. (Leia reportagem comlleta no Brasil de Fato)
- Pepe Mujica, 88 anos, ex-presidente uruguaio e uma das lideranças vinculadas à esquerda e aos setores progressistas mais influentes na América Latina, anunciou no final da manhã desta segunda-feira (29) que está com câncer no esôfago. A doença teria sido identificada em exame de checkup de rotina e, segundo ele, é de difícil tratamento. (leia reportagem compoleta no Brasil de Fato). A história de luta de Mujica no Uruguai é exemplarmente mostrada no filme Uma noite de 12 anos. Imperdível.
- Em meio a uma escassez de pesquisas no campo da tipografia de línguas indígenas brasileiras, o professor Rafael Dietzsch, da Universidade de Brasília (UnB) resolveu desenvolver uma proposta de ferramentas para a escrita dos povos originários por meio de teclados para computadores. Alimentada desde o período em que fez seu mestrado, a ideia se concretizou mais tarde, em seu pós-doutorado, na UnB. (Leia reportagem completa)
- Brasil 247 – Membros da 13ª Vara Federal de Curitiba, local responsável por processos remanescentes da Operação Lava Jato, não estão cooperando com delegados da Polícia Federal que atuam no gabinete do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), para as investigações sobre o ex-juiz suspeito Sergio Moro, informa a coluna Radar, da revista Veja.
- O governo estadual confirmou, no início da tarde desta terça-feira (30), a retirada do projeto que previa o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 17% para 19% no Rio Grande do Sul. Com isso, os decretos com corte de benefícios fiscais, antigo plano B para aumentar arrecadação, voltam a ser empregados pelo Piratini. O secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, afirmou que não existe ambiente político para seguir com a pauta no Legislativo (GZH).
8. A Alemanha deu início ao julgamento de uma rede de extremistas de direita acusados de tentativa de golpe de Estado frustrado pela autoriudades em 2022.
Leave a Comment