Visita do MinC à Pequim marca 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China

Abertura do Festival Internacional de Cinema de Beijing e assinatura de memorando de entendimento entre o Festival do Rio e o Festival China estão entre os compromissos



O Ministério da Cultura (MinC) realiza visita à Pequim para participar de uma série de agendas relacionadas à produção audiovisual. O secretário-Executivo adjunto da Pasta, Cassius Rosa, a diretora de Preservação e Difusão Audiovisual, Daniela Fernandes, e o coordenador geral da Secretaria do Audiovisual do MinC, André Virgens, integram a comitiva brasileira que desembarcou na China para a celebração de acordos bilaterais e promoção de intercâmbio cultural entre as duas nações, a partir do dia 17 até 22 de abril. Uma das principais agendas é a participação no Festival Internacional de Cinema de Beijing, que neste ano tem o Brasil como convidado de honra.

A comitiva brasileira conta ainda com a participação de Maurilio Martins, produtor da Filmes de Plástico, que leva o filme Marte Um; Felipe Lopes, diretor da distribuidora Vitrine Filmes que apresenta Retratos Fantasmas e Gabriela Tocchio, produtora da Gullane Filmes, com os longas Que Horas Ela Volta? e Uma História de Amor e Fúria.

Com objetivo de fortalecer as parcerias na indústria cinematográfica dos dois países, a programação ao longo da semana inclui a participação na abertura do Brazil Film Week, a participação no Film Forum Industry e a assinatura de memorando de entendimento entre o Festival do Rio e o Festival China.

Além das atividades relacionadas ao cinema, a programação inclui visitas ao State Production Base of China Film Group, à Beijing Film Academy e ao Museu Nacional da China, reforçando o compromisso do Brasil em fomentar o intercâmbio cultural com a China.

O secretário adjunto do MinC, Cassius Rosa, fará pronunciamentos oficiais na abertura do Festival Internacional de Cinema de Beijing, na quinta-feira (18/4), a partir das 19h30 (horário local); na assinatura do Memorando de Entendimento entre Festival do Rio e Festival China, na sexta-feira (19) e na participação do Film Forum Industry, no sábado (20).


50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China

Em 2024, celebram-se os 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e China. O relacionamento dos países evolui de forma intensa e adquire avanços progressivos em diversos setores. No ano passado, o presidente Lula visitou o país e fechou 15 acordos governamentais, totalizando R$ 50 bilhões, dentre os quais, o Acordo de Coprodução televisiva, entre Agência Nacional do Cinema (Ancine) e a Administração Nacional de Rádio e Televisão.

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.