Cinco UTIs vão reforçar Hospitais de Campanha no Rio Grande do Sul

Foto: Igor Evangelista/MS


Os equipamentos já estão em Porto Alegre e serão instalados nos próximos dias em três unidades


Secom – O Ministério da Saúde recebeu na quinta-feira (23/maio) cinco leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) destinados aos Hospitais de Campanha que realizam o atendimento às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Segundo a coordenadora das ações da Força Nacional do SUS e do Hospital de Campanha de Canoas, Juliana Lima, os novos leitos de UTI será importante para garantir a segurança dos profissionais e dos pacientes que necessitam do manejo e de cuidados críticos. 

"Vamos poder garantir o cuidado integral e a assistência continuada de forma segura, conseguindo manter por um maior tempo esse paciente conosco até que surja uma vaga para um tratamento definitivo", afirmou. Vamos poder garantir o cuidado integral e a assistência continuada de forma segura, conseguindo manter por um maior tempo esse paciente conosco até que surja uma vaga para um tratamento definitivo”


Compostos por camas hospitalares, ventiladores pulmonares, monitores multiparamétricos, bombas de infusão volumétrica e suportes para bombas, os equipamentos já se encontram em Porto Alegre. A previsão é chegarem nos próximos dias aos três hospitais de campanha já em funcionamento, localizados nos municípios de Canoas, Porto Alegre e São Leopoldo, além do hospital de campanha de Novo Hamburgo, que inicia seu funcionamento em breve.

Na unidade de Novo Hamburgo, serão seis médicos e três enfermeiros e técnicos de enfermagem prestando atendimento 24 horas por dia. O local tem capacidade para realizar entre 150 e 200 atendimentos diários.

ATENDIMENTOS 

Financiados pela Força Nacional do SUS, desde o dia 5 de maio foram realizados mais de 5,8 mil atendimentos no Rio Grande do Sul, em resposta aos impactos das severas enchentes na região.

O hospital de campanha de Canoas registrou 2,8 mil atendimentos, enquanto a unidade de Porto Alegre contabilizou 970 e, na unidade de São Leopoldo, foram 221 atendimentos. O novo hospital de campanha de Novo Hamburgo terá capacidade para realizar entre 150 e 200 atendimentos diários. Além disso, as equipes móveis também atenderam 1,6 mil pessoas, realizaram 60 remoções aéreas e 192 atendimentos psicossociais.

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.