Em abril superavit primário do governo fededral foi R$ 11,1 bi

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência BrasilFernando Haddad 

A equipe econômica mantém a meta do déficit zero  para o resultado primário deste ano



O governo federal registrou superávit primário de 11,082 bilhões de reais em abril, pouco menor do que o valor apurado no mesmo mês em 2023 (15,640 bilhões de reais) As informações são do Tesouro Nacional nesta terça-feira 28/maio. 

Em sua mais recente revisão das projeções para o ano a equipe econômica estimou que fechará 2024 com um déficit primário de 14,5 bilhões de reais, uma piora em relação ao saldo negativo de 9,3 bilhões de reais projetado em março, mas mantendo a margem de tolerância estabelecida pelo arcabouço fiscal.

No que tange às receitas, houve uma elevação real de 10,6% no recolhimento de tributos administrados pela Receita Federal em abril, uma alta de 14,5 bilhões de reais em relação ao mesmo mês de 2023, com impulso principalmente da arrecadação de Pis/Cofins e ganho nas receitas previdenciárias.

O resultado acumulado do primeiro quadrimestre ficou positivo em 30,605 bilhões de reais, abaixo do saldo positivo de 46,849 bilhões de reais observados no mesmo período de 2023.

Em 12 meses, o governo central acumula déficit de 253,4 bilhões de reais, em valor corrigido pela inflação, equivalente a 2,23% do PIB. Pesou para esse resultado a quitação extraordinária de precatórios herdados do govedrno anterior.

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.