Empresas assinam termo de compromisso da 7ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

Cerimônia oficializará participação das empresas no programa que promove igualdade de gênero e raça em seus quadros




Ministério das Mulheres –
O Ministério das Mulheres promove, nesta  terça 28/maio, cerimônia de assinatura dos termos de compromisso que oficializam a participação das empresas na 7ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

Estarão presentes na cerimônia as ministras Cida Gonçalves (Mulheres), o ministro Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) e o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), além dos presidentes, CEOs, diretores e equipes das empresas.

Nesta 7ª edição do programa, foram recebidas 102 adesões entre médias e grandes – sendo 40 públicas ou mistas, e 62 privadas. Juntas, elas movimentaram cerca de R$ 680 bilhões na economia do país, em 2023. Dentre elas, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobrás, PWC, Laboratório Sabin, Correios, Dow Brasil, Kenvue (Johnson’s, Band-aid, Clean&Clear, Listerine, Neutrogena), Unilever, Bosch Brasil, Grupo Stellantis (Dodge, Fiat, Peugeot, Citroën, Crysler, Jeep, RAM), TIM, Eletrobras.

Após a assinatura, as empresas firmam compromisso de implementar planos de ação para promover a equidade de gênero e raça na cultura organizacional e gestão de pessoas de suas empresas. Em março de 2026, após a execução do plano, elas deverão apresentar um relatório final com os resultados alcançados. O Ministério das Mulheres anunciará aquelas que se destacaram pelas práticas de igualdade em maio e, em junho do mesmo ano, será realizada a cerimônia de entrega do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça.

O programa também atende aos compromissos internacionais firmados pelo Estado Brasileiro, destacadamente as metas 5, 8 e 10 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Convenção para Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra as mulheres (CEDAW), Convenções da CSW, Metas de Brisbane do G20, Plataforma de Ação de Beijing, entre outros.

Selo Pró-Equidade

Lançado em 2005, o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça tem o objetivo de fomentar a adoção de políticas e práticas organizacionais que desenvolvam novas relações de trabalho e eliminem todas as barreiras no acesso, remuneração, ascensão e permanência das mulheres no emprego.

As organizações interessadas em participar do programa, sejam elas públicas ou privadas, terão a oportunidade de obter o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, uma marca que reconhece iniciativas de igualdade no ambiente de trabalho, combatendo ativamente as discriminações de gênero e raça.

Podem participar empresas com mais de 100 empregadas e empregados, que demonstrarem compromisso com a justiça de gênero e raça poderão ser oficialmente reconhecidas pelo Governo Federal.

O Programa é uma iniciativa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério das Mulheres em parceria com a ONU Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Ministério da Igualdade Racial e o Ministério do Trabalho e Emprego.

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.