Campos Neto pensa 'ideologicamente igual' a Bolsonaro, diz Lula

Lula disse que indicará alguém "responsável" e "competente" para substituir o presidente do Banco Central a partir de 2025



247 –
 Em entrevista à Rádio O Tempo, de Minas Gerais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, está "ideologicamente alinhado" com Jair Bolsonaro (PL) e que irá indicar uma “pessoa responsável” para comandar a instituição a partir de 2025. “É importante lembrar que ele pensa ideologicamente igual ao governo anterior. E é importante lembrar que eu acho que ele não está fazendo o que eu acho que deveria ter feito. Mas, de qualquer forma, ele tem um mandato e até dezembro ele é presidente do Banco Central, e somente a partir daí eu vou escolher o presidente do Banco Central”, disse Lula em entrevista nesta sexta-feira (28/junho). 

“E eu vou escolher alguém que seja responsável, e a pessoa que é responsável o presidente não vai ficar
dando palpite. O presidente tem que confiar que a pessoa que está lá tem competência para fazer as coisas. É isso que a gente tem que fazer. E já foi assim. Eu não sou um estranho no ninho. Eu sou um cara que já foi presidente oito anos e fui considerado o melhor presidente da história desse país”, relembrou Lula.

Lula criticou, também,  a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central que manteve a taxa básica de juros (Selic) em 10,5%, segundo patamar real mais alto do mundo. “Não tenho preocupação de ficar brigando com a taxa de juros. Eu sei que a taxa é um instrumento para você tentar evitar o excesso de consumo, controlar a inflação. Mas espera aí, a inflação está controlada, está a 4%, dentro da meta. O Brasil tem um colchão de reserva de R$ 355 bilhões, que foi nós que fizemos, eu e Dilma [ex-presidente Dilma Rousseff]. Então não tem necessidade de os juros estarem desse tamanho”.

Campos Neto, que foi indicado por Jair Bolsonaro para comandar o Banco Central, é visto como um proponente de políticas monetárias conservadoras, incluindo manter taxas de juros altas para controlar a inflação. O PT e outros críticos argumentam que essas taxas altas prejudicam o crescimento econômico e elevam o custo do crédito, impactando negativamente investimentos e consumo.

A resposta de Campos Neto não se faz esperar. O Presidente do BC tem dados declarações de que a as falas de Lula somente agravam o cenário que, teoricamente, sua política monetária persegue.

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.