Curtinhas

  1. Brasil 247 – Após o Supremo Tribunal Federal (STF) descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal nesta terça-feira (25/junho), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que a Corte está "invadindo a competência" do Congresso com a decisão. “Há uma lógica política, jurídica e racional em relação a isso que, na minha opinião, não pode ser quebrada por uma decisão judicial que destaque uma determinada substância entorpecente, invadindo a competência técnica da Anvisa e invadindo a competência legislativa que é própria do Congresso Nacional”, declarou a jornalistas.

  2. A Polícia Federal (PF) apresentou nesta terça-feira, 25/junho, um relatório parcial no inquérito que investiga se o deputado federal André Janones (Avante-MG) operou um esquema de rachadinha na Câmara. Uma das primeiras iniciativas da PF na investigação foi submeter ao Instituto Nacional de Criminalística os áudios em que o deputado pede doações de assessores para compensar gastos de campanha. Os peritos concluíram que a voz na gravação é de Janones. Ele já havia reconhecido a autenticidade dos áudios. A gravação foi comparada com áudios extraídos das redes sociais dos deputados. Os peritos verificam minuciosamente elementos como padrões fonéticos, vícios de pronúncia e expressões recorrentes. O resultado foi uma correspondência quase integral – o penúltimo grau em uma escala que vai de -4 a +4. (Notícias ao Minuto).

  3. Brasil 247 – Uma nova lei de cidadania entrou em vigor na Alemanha nesta terça-feira (26) com uma exigência explícita para os requerentes declararem o direito de existência do Estado de Israel: a partir de agora, quem quiser obter a cidadania alemã deverá declarar que apoia o país, informa o jornal Financial Times. “Qualquer pessoa que partilhe os nossos valores e se esforce pode agora obter um passaporte alemão mais rapidamente e já não tem de abdicar de parte da sua identidade, abdicando da sua antiga nacionalidade. Mas também deixámos igualmente claro: quem não partilha os nossos valores não pode obter um passaporte alemão. Traçamos uma linha vermelha nítida aqui e tornamos a lei muito mais rigorosa do que antes”, disse a ministra do Interior, Nancy Faeser.

  4. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lança, nesta quarta-feira (26/junho), às 19h, o Anuário da Cachaça 2024. A publicação é o principal levantamento de dados oficiais do setor e é editada anualmente pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, da Secretaria de Defesa Agropecuária. Com objetivo de fomentar discussões relevantes sobre o setor da Cachaça, além da apresentação dos dados referentes ao ano de 2023, será feita uma apresentação da Euromonitor International sobre o panorama da produção da bebida. O evento contará com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Em parceria com o Mapa, o lançamento do anuário será realizado pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ANPAQ e GS1 Brasil.

  5. GZH – A partir desta semana, as ocorrências atendidas pela Guarda Municipal de Porto Alegre devem ficar registradas em vídeo por, pelo menos, 30 dias. Na segunda-feira (24), os agentes passaram a utilizar câmeras corporais. Os aparelhos são fixados na farda, junto ao peito dos servidores, a cada início de turno. O uso, segundo a prefeitura, é uma aposta para aumentar a segurança e a transparência do serviço.

  6. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulga nesta quinta-feira (27/junho) os resultados do emprego formal do mês de maio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). A divulgação será feita em uma coletiva de imprensa concedida pelo ministro Luiz Marinho e sua equipe técnica, às 14h30. Os dados estarão disponíveis no site do MTE por volta das 14h30, no Painel de Informações do Novo Caged: http://pdet.mte.gov.br/novo-caged

  7. O coach bolsonarista Pablo Marçal (PRTB) pré-candidato à Prefeitura de São Paulo,  lançou um curso de autoajuda ao lado de Renato Cariani, influenciador do meio fitness que é réu por tráfico de drogas, segundo o site Brasil 247. Os dois fizeram um evento juntos na noite da última terça-feira (25), que foi transmitido ao vivo pelas redes sociais, informa O Globo.

  8. Urbs Magna – Por 8 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (25) descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. O julgamento foi concluído após nove anos de sucessivas suspensões. Com a decisão, o porte de maconha continua como comportamento ilícito, ou seja, permanece proibido fumar a droga em público, mas as punições definidas contra os usuários passam a ter natureza administrativa, e não criminal. Dessa forma, deixam de valer a possibilidade de registro de reincidência penal e de cumprimento de prestação de serviços comunitários.

  9. Entrevista do Presidente Lula ao UOL





  10. O presidente Lula da Silva, visita nesta quinta-feira, 27/junho, as obras da Avenida Maracanã, em Contagem (MG), via que irá integrar os municípios de Esmeraldas, Betim, Belo Horizonte e Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Cerca de 220 mil pessoas serão beneficiadas. Com 4,5 km de extensão, a Avenida Maracanã contará com um corredor exclusivo de ônibus e irá diminuir o tempo de deslocamento entre a região de Nova Contagem até a área central do município. Além disso, a obra irá mitigar os problemas de inundações na cidade, com a implantação de 3,5 km de canal de macrodrenagem do córrego Maracanã/Matadouro e a construção de um parque linear ao longo do leito do córrego. No local da visita, o presidente participa de cerimônia sobre os investimentos do Governo Federal em Contagem, nas áreas da saúde, da cultura e de infraestrutura urbana. O ato contará com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, da ministra da Cultura, Margareth de Menezes, do ministro das Cidades, Jader Filho, do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da prefeita de Contagem, Marília Campos.

  11. Conselhão (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável) promove nesta quinta-feira (27/6), a partir das 9h, a terceira Reunião Plenária do colegiado. O evento será no Palácio Itamaraty, em Brasília  e contará com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, entre outros ministros e autoridades. Durante a solenidade, o grupo de conselheiros, de vários setores do empresariado, movimentos sociais e da sociedade civil, debaterá com o presidente sugestões relacionadas à formulação de políticas com o objetivo de reduzir desigualdades e fomentar o desenvolvimento econômico sustentável do País. A abertura será realizada pelo ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Durante a programação da manhã, além de Padilha, estão previstas falas do vice-presidente Geraldo Alckmin e dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima). Na parte da tarde, será realizada uma mesa de debate entre conselheiros, ministro Padilha e a ministra-interina da Casa Civil, Miriam Belchior.






Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.