Curtinhas



  1. Brasil 247 – O economista Paulo Nogueira Batista fez duras críticas, em entrevista à TV 247, à atual política monetária do Banco Central e à sua suposta autonomia. Ele destacou a necessidade de maior transparência e alinhamento com o governo eleito pelo povo, após a autoridade monetária decidir manter a taxa Selic em 10,5%, encerrando um longo ciclo de cortes moderados nos juros básicos. Segundo ele, a taxa de juros atual é exorbitante e não há fundamentos para sustentá-la, tendo em vista que a inflação gira em torno de 4%. "Está certamente entre as maiores taxas de juros do mundo. Isso tem consequências macroeconômicas e sociais bastante importantes, pode ajudar a combater a inflação, mas há um custo alto em termos de dinamismo econômico, em redução de investimentos, desequilíbrio das contas públicas do governo. É também um mecanismo de concentração de renda. É o paraíso dos rentistas, é uma bolsa família gigantesca para os super ricos. Anula boa parte do esforço que se faz para melhorar a distribuição de renda", analisou o economista. Assista a entrevista completa.

  2. Estão abertas inscrições para o curso de Gestão e Implementação de Políticas Públicas e de Organismos de Políticas para as Mulheres, organizado pelo Ministério das Mulheres em conjunto com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), na modalidade EaD. O objetivo  é fomentar a criação de novas secretarias municipais, estaduais e distrital de políticas para as mulheres. O curso busca qualificar lideranças femininas e suas equipes na gestão pública dos diferentes níveis e aperfeiçoar seus conhecimentos na atuação político-institucional na construção dessas políticas públicas. A participação é gratuita, com direito a certificado emitido pela Enap. Tanto as inscrições quanto o acesso ao curso são pelo site da Escola Virtual do governo. O curso tem 30h  divididas em cinco módulos.

  3. Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) tem uma nova plataforma digital para facilitar a comunicação eletrônica entre o empregador e a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT). O Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) foi instituído pelo Artigo 628-A da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e agora foi aprimorado para o ambiente digital. A ferramenta é de uso obrigatório e pretende atingir 9 milhões de destinatários.O DET facilitará o acompanhamento de atos administrativos, ações fiscais, intimações e avisos gerais. O empregador, por sua vez, poderá com mais facilidade enviar a documentação eletrônica exigida no curso de ações fiscais, ou na apresentação de defesa ou recurso no âmbito dos processos administrativos. Os comunicados enviados ao empregador por meio do DET terão valor legal, dispensando a cientificação do empregador por via postal ou por outros meios. Todos os empregadores, pessoas físicas e jurídicas, que tenham ou não empregados, exceto os microempreendedores individuais (MEI’s) e empregadores domésticos. Para eles a obrigatoriedade foi prorrogada para 01/08/2024. O cadastro deve ser feito por meio do canal do DET com o login e senha da conta gov.br nos níveis prata ou ouro (pessoas físicas), ou com certificado digital (E-CPF ou e-CNPJ). Após a atualização do cadastro com os contatos, o empregador poderá outorgar poderes a um terceiro para acessar a plataforma em seu nome, por intermédio do Sistema de Procuração Eletrônica - SPE. Para o esclarecimentos de dúvidas mais específicas acesse os manuais, notas informativas e vídeos explicativos com perguntas e respostas no Portal do DET.

  4. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu em entrevista à rádio Mirante News, de São Luís (MA), na sexta-feira (21/junho), que a Petrobras vai explorar a Margem Equatorial após realizar a medição das possibilidades de extração de petróleo na região. “Nós vamos explorar a margem equatorial. Os países vizinhos exploram. Queremos fazer o processo de medição para saber a quantidade de riqueza que tem lá embaixo. A Petrobras é a melhor empresa de competência tecnológica para explorar petróleo em águas profundas”, garantiu.

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.