Curtinhas



  1. Brasil 247 – O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a decisão do ministro Flávio Dino após o magistrado considerar inconstitucional uma lei aprovada na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALAM) que veda o uso da denominada “linguagem neutra” no estado do Amazonas. Na linguagem neutra, ou linguagem não binária, são usados artigos neutros "e", "x" ou "@", e não os artigos feminino e masculino "a" e "o". As palavras "todas" ou "todos" são grafadas, por exemplo, como "todes". O pronome "elu" também pode ser usado para se referir a pessoas sem considerar o gênero com o qual se identificam.

  2. Brasil 247 – Coreia do Sul abre processo contra Netanyahu por genocídio na Faixa de Gaza. Em uma ação judicial significativa, autoridades sul-coreanas e diversas organizações apresentaram na segunda-feira (24) acusações contra altos funcionários do governo israelense, incluindo o presidente de Israel e o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu. As acusações incluem genocídio e outros crimes contra a humanidade, informa a agência de notícias estadunidense United Press International (UPI).

  3. Brasil 247 – O Ministério da Justiça entregou na última segunda-feira (24) ao Palácio do Planalto uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia a atuação da Polícia Federal no combate às milícias. Segundo a jornalista Andréia Sadi, do G1, o texto propõe que a PF investigue crimes cometidos por “organizações criminosas e milícias privadas". A ideia é que a polícia atue contra milícias de grande porte, com o projeto prevendo que a competência da corporação seja para combater as que pratiquem crimes de repercussão interestadual ou internacional.

  4. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta terça-feira (25/junho) com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Carlo Fávaro (Agricultura) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) para decidir o valor final do Plano Safra 2024/25. 

  5. Reuters – A arrecadação do governo federal teve alta real de 10,46% em maio sobre o mesmo mês do ano anterior, a 202,979 bilhões de reais, maior arrecadação para o mês desde 2000, informou a Receita Federal nesta terça-feira. No acumulado de janeiro a maio, a arrecadação teve alta real de 8,72%, a 1,089,621 trilhão de reais, o que, segundo o fisco, também é o maior valor arrecadatório para o período desde 2000.






Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.