Parlamento Regional quer manter mobilização por universidade autônoma na Serra

Câmara municipal de Caxias do Sul lotada na noite de 27/junho
Câmara municipal de Caxias do Sul lotada na noite de 27/junho

Instalação de campus foi tema da reunião do fórum de vereadores da região, que antecedeu audiência pública na quinta-feira, 27 de junho, evento organizado pela Frente Parlamentar da Câmara, presidida pela vereadora Roseli Frigeri (PT Caxias do Sul)


O Parlamento Regional da Serra Gaúcha demonstrou  apoio total ao projeto de implantação de um campus Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Caxias do Sul. A proposta educacional foi tema discutido na reunião que acolheu vereadores da região na câmara municipala em Caxias do Sul.

Para além do acesso ao Ensino Superior de forma gratuita, os vereadores destacaram o papel da Universidade Federal no desenvolvimento da região, sobretudo pela qualificação e permanência dos estudantes na Serra, tema que foi ampliado na etapa seguinte, à noite, na Câmara Municipal, quando diversas manifestações, de estudantes, representantes de entidades e líderes comunitários destacaram o papel da Universidade como agente de transformação da região, por meio da humanização, da solidariedade e da justiça social. 




"Hoje temos diversos jovens de cidades da nossa região estudando em Porto Alegre, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Rio Grande. Depois de formados, eles não voltam para a Serra e quem perde essa mão de obra somos nós" pontuou o vereador Zé Dambrós (Jornal Pioneiro). 

O conceito duro de "mão de obra" sofreu críticas no encontro da noite, quando Silvana Pirolli evidenciou o cuidado necessário, no sentido de produzir ciência e educação, distanciando-se do conceito de mão de obra barata. 

Acolher uma Universidade Federal na Serra gaúcha também não pode ser sinônimo de encapsular profissionais na região, buscando reproduzir/ampliar as características presentes nela, mas justamente ampliar horizontes para a região e contribuir com a formação de profissionais de alta qualidade "para a sociedade"como um todo e mesmo transformando para melhor a cidade e a região.

A demanda por uma universidsade multicampi predominou nos dois encontros. Representantes de diversos municípios fizeram-se presentes, deixando claro e dando forte eco à disputa por outros campi.

Diversos vereadores presentes no encontro, como Juliano Baumgarten, de Farroupilha, e Marcio Moreschi, de Fagundes Varela, endossaram a proposta do presidente do Parlamento, Gilmar Peruzzo, de Nova Prata. Segundo ele, a implementação do campus no outro lado da ponte do Rio das Antas, na BR-470, tornará o ensino superior acessível a todas as regiões da Serra e facilitará o deslocamento daqueles que residem longe de Caxias do Sul, segundo reportou o Jornal Pioneiro.

O compromisso de apoiar as cidades vizinhas foi selado pelos presentes com a assinatura de um documento com as ideias debatidas pelo Parlamento, documento entregue ao Deputado Pepe Vargas e à Deputada Federal Denise Vargas, dois dos líderes da batalha pela conquista de uma unidade de Ensino Superior Federal na Serra. 

Marisa Formolo, que já foi vice-prefeita de Caxias do Sul e ex-deputada Estadual (PT), lembrou que a luta por uma Universidade Federal, em Caxias do Sul, iniciou em 1971, quando o grupo mentor do esforço enfrentou forte pressão contrária no próprio município.

Coletivamente, os vereadores presentes na reunião do parlamento ventilam quais cursos devem ser oferecidos. Ideias iniciais apontam para formação na área da saúde e no segmento da metalmecânica. Apesar de não terem definição a esse respeito, os parlamentares concordaram que a comunidade deve ter espaço para deliberar sobre as formações, desejo que se confirmou fortemente nas discussão afloradas na audiência pública à noite.

O documento da reunião do Parlamento será encaminhado ao Ministério da Educação, em Brasília. Lideranças da região se programam para viajar até a capital federal na companhia da deputada Denise Pessoa e apresentar ao MEC as demandas da Serra.

O que diz Farroupilha

Antecedendo a reunião do Parlamento Regional e a audiência Pública da  noite de quinta-feira (27/junho), a câmara municipal de Farroupilha sediou um primeiro encontro sobre a implantação de um campus da UFRGS na Serra. Participaram representantes políticos, professores e membros do Comitê Pró-Universidade, que conta com adesão de associações e entidades sindicais do município.

Primeiros cursos sugeridos

debate na Câmara de Farroupilha sinalizou os polos metalmecânico, de moda e vitivinícola como os principais para que os cursos oferecidos atendam estes mercados. Contudo, após interação com participantes, ampliou-se a gama para a área da saúde por meio de especializações em terapia ocupacional e nutrologia; e agroecologia com foco no desenvolvimento da agricultura familiar.

Na audiência da câmara municipal de Caxias do Sul, além de entidades representativas, grande número de estudantes/escolas organizaram-se e marcaram presença, ocupando espaço de fala e portando cartazes, principalmente com sugestões de cursos a serem implantados.

Gilmar Peruzzo, Presidente do Parlamento Regional da Serra evereador de Nova Prata, Denise Pessôa, Deputada Federal, Pepe Vargas, Deputado Estadual (PT), Roseli Frigeri, vereadora municipal de Caxias do Sul (PT), Vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris. Ao alto, Tânia Mara Francisco, Diretora de Desenvolvimento de Instituições Federais do de Educação Superior



Leia mais

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.