Curtinhas


  1. O Globo – A 1ª Câmara Especial Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul condenou Luciano Hang, proprietário das lojas Havan e conhecido apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, por difamação e injúria contra o arquiteto Humberto Tadeu Hickel. A sentença estabeleceu penas de 1 ano e 4 meses de reclusão, além de 4 meses de detenção, ambas em regime aberto. Contudo, essas penas foram convertidas em prestação de serviços comunitários e pagamento de uma indenização de 35 salários mínimos a Hickel. Além disso, Hang foi multado em 20 dias-multa, com cada dia avaliado em 10 salários mínimos, totalizando cerca de 300 mil reais. (leia mais no site)

  2. Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira, 24 de julho, no Rio de Janeiro, com o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Gilbert F. Houngbo. A conversa ocorreu no contexto do evento de pré-lançamento da Aliança Global Contra a Fome e Pobreza. Os dois trataram do tema, prioridade brasileira à frente da Presidência do G20, e falaram também sobre mudanças recentes no mundo do trabalho. Lula abordou ainda a iniciativa do Governo Federal de propor um projeto de lei ao Congresso para discutir a regulação das atividades de motoristas por aplicativo, com a intenção de preservar direitos mínimos aos representantes da categoria. O encontro bilateral ocorre 40 dias após a reunião que Lula teve com o presidente da OIT em 13 de junho passado, em Genebra, na Suíça, durante o Fórum Inaugural da Coalização Global para Justiça Social. A participação de Lula no evento tratou do enfrentamento das desigualdades sociais, concretização de direitos trabalhistas integrados a direitos humanos, expansão da capacidade e acesso aos meios produtivos e promoção do trabalho decente. Na reunião bilateral com Houngbo, em Genebra, o presidente também falou sobre as preocupações do trabalho no século XXI, citando a precariedade das novas. 

  3. Economia ao Minuto – Após a conclusão do processo de privatização da Sabesp, na terça-feira, 23, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse na manhã da quarta, 24, que há espaço para avançar nas privatizações de companhias estatais não só em São Paulo, como no Brasil. De acordo com o governador – tido como possível candidato à Presidência nas próximas eleições – "não dá para ficar só dependendo do nosso espaço fiscal para mobilizar investimento", disse, ao comentar sobre a possibilidade de privatização da Petrobras e do Banco do Brasil. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é contrário às privatizações. Além da Sabesp, Tarciso planeja privatizar outras 14 entidades e serviços, abrangendo uma ampla gama de áreas. (veja matéria completa)

  4. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não enviará observadores para acompanhar as eleições do próximo domingo na Venezuela. A dec isão responde às declarações do presidente Nicolás Maduro, candidato à reeleição, que afirmou que as eleições brasileiras não passavam por qualquer tipo de auditoria. Como foi demonstrado ao longo da última eleição presidencial no Brasil, o sistema é auditável em todas as suas etapas. “Em face de falsas declarações contra as urnas eletrônicas brasileiras, que, ao contrário do que afirmado por autoridades venezuelanas, são auditáveis e seguras, o Tribunal Superior Eleitoral não enviará técnicos para atender convite feito pela Comissão Nacional Eleitoral [CNE] daquele país para acompanhar o pleito do próximo domingo”, disse em nota o TSE. (g1)

  5. Brasil 247 – A entrega da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) à iniciativa privada, concluída nesta segunda-feira (22) pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), resultou na redução da tarifa em R$ 0,76, excluindo impostos, para os consumidores residenciais em São Paulo. O desconto entrou em vigor na terça-feira (23), após o leilão que entregou a empresa ao capital financeiro, mas deverá ser revisto a partir de 2026.



Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.